Cine PW: 5X Favela – agora por nós mesmos

Salve, salve, galera!

Você já viu a favela dos bandidos. Você já viu a favela dos policiais. Agora você vai ver a favela dos moradores.”

20121019022247!Cartaz5xFavela

Hoje, o Cine PW vai apresentar uma obra, aliás, uma não, cinco obras que compõem o filme “5X Favela – agora por nós mesmos. O audiovisual faz uma referência ao longa-metragem de 1962 – “Cinco Vezes Favela, dirigido por Miguel Borges, Joaquim Pedro de Andrade, Carlos Diegues, Marcos Farias e Leon Hirszman, que abordou as problemáticas e dificuldades enfrentados por moradores de bairro populares do Rio de Janeiro. O filme mostra a visão de diretores que moraram ou moram em favelas do Rio sobre a mesma temática e conta com o apoio de organizações socioculturais locais como a Central Única das favelas/Cufa (Cidade de Deus), Nós do Morro (Vidigal), Observatório das Favelas (Complexo da Maré), AfroReggae (Para de Lucas)  e Cinemaneiro (sede na Lapa).

A obra de hoje traz cinco histórias que retomam o mesmo cotidiano da obra de 1962, entretanto, são construções feitas a partir do ponto de vista dos moradores. Por esta razão, recebe o subtítulo “…agora por nós mesmos”. É uma mostra de outras características que compõem a vida comunitária, reverenciando a resistência e história deste povo.

– O primeiro dos cinco episódios, “Fonte de Renda”, conta a história de um jovem, Maicon (Silvio Guidane), que realiza o sonho e consegue ingressar no ensino superior. No entanto, Maicon se vê frente a muitas dificuldades e terá que enfrentá-las se quiser continuar seus estudos. Para não abrir mão disso, ele se envolve em várias tramas.

– O segundo episódio, “Arroz e Feijão”, narra os conflitos que uma família enfrenta para conseguir oferecer ao filho, Wesley (Juan Paiva), um quarto. Como solução, os país resolvem conter gastos e cortar despesas, reduzindo o cardápio a arroz e feijão por meses.

– O episódio de número três, “Concerto para Violino”, conta a história de vida de três amigos – Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) – cujas vidas seguem caminhos diferentes e, às vezes, antagônicos.

– “Deixar Voar” é o quarto episódio e se passa num contexto de disputa e conflitos entre facções do tráfico de drogas. Na trama, Flávio (Vitor Carvalho) deixa a pipa de seu amigo cair em outra comunidade. Para resgatá-la, ele se arrisca indo à comunidade da facção rival.

– A série termina com o episódio “Acende a Luz”, que se passa na época dos festejos natalinos, em que uma comunidade inteira fica sem energia elétrica. Para resolver o problema e restabelecer o fornecimento, funcionários da companhia de energia são enviados. Porém, o problema é tão mais sério quanto as atitudes que serão adotadas para resolvê-lo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UIM-BIBeclk&w=420&h=315]

O filme é uma reflexão sobre os tipos de abordagens feitas por quem vem de fora para comunidades populares, contradizendo a visão local sobre as realidades, cujas atitudes demonstram resistência e enfrentamento às dificuldades a que estão sujeitos diariamente. Também mostra a capacidade de mobilização social das comunidades para intervir e sanar as problemáticas.

Boa sessão e até mais!

Fontes: Cinco Vezes Favela e Youtube 

Publicações relacionadas

Cine PW: 5X Favela – agora por nós mesmos

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: