Videoconferência Apropriações tecnológicas no ensino – aprendizagem da história e cultura dos Povos Indígenas

Será realizada na tarde do dia 23 de abril de 2014 a Videoconferência de Apropriações tecnológicas no ensino – aprendizagem da história e cultura dos Povos Indígenas. O evento ocorrerá no Instituto Anísio Teixeira das 14h às 18h.

O Evento tem como objetivo estimular a efetiva implantação da Lei 11.645/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, onde será debatida a relação da tecnologia com as questões dos valores da cultura indígena, identidade e diversidade Cultural; Mobilizando educadores indígenas e não indígenas para compartilharem saberes e experiências sobre o uso de tecnologias no ensino da cultura e história dos povos indígenas, além de questões atuais que dizem respeito à afirmação e o fortalecimento desta cultura.

Com isso, buscamos estimular educadores indígenas a se apropriarem das tecnologias a favor de sua comunidade e mostrar para os educadores não indígenas a importância e os meios de ensino dessa parcela fundamental da nossa história e da nossa cultura, que vêm sendo contada pelos próprios povos indígenas por meio das produções que eles vêm realizando e publicando. Não só pra conhecer o passado, mas para entender o quê está acontecendo no presente e definir quais os melhores caminhos a seguir no futuro.

Além da videoconferência, a campanha temática do mês de abril disponibiliza o site temático – Culturas Indígenas, no qual a comunidade escolar poderá ter acesso a mídias educacionais livres relacionadas a temática.

Mais informações (71) 3116-9038/1795 ou através do e-mail rede.anisio@educacao.ba.gov.br.

Fonte:http://educadores.educacao.ba.gov.br/noticias/videoconferencia-apropriacoes-tecnologicas-no-ensino-aprendizagem-da-historia-e-cultura-dos