Povos Indígenas do Nordeste se apropriam das tecnologias para afirmar cultura e brigar por direitos
Olá, galera!
Entre os dias 25 a 29 de março de 2014, aconteceu o 1° Encontro dos Pontos de Cultura Indígenas do Nordeste, realizado pelo Programa Mensagens da Terra na sede do Pontão Esperança da Terra, em Olivença, Bahia. Indígenas de 08 comunidades do Nordeste – Pataxó de Barra Velha, Pataxó de Cumuruxatiba, Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá (BA), Pankararu (PE), Xokó (SE), Kariri-Xocó, Karapotó-Plakiô (AL) – se reuniram para compartilhar conhecimentos, debater o funcionamento e as práticas de gestão e colaboração entre os Pontos de Cultura Indígenas que estão sendo implantados.

O Programa Mensagens da Terra, homologaolvido pela ONG Thydêwá, com o apoio do Ministério da Cultura, visa capacitar 100 Agentes Indígenas de Cultura Viva no uso das tecnologias de informação e comunicação para atuarem a favor de suas comunidades e de seus direitos, por uma Cultura da Paz. Os indígenas, que na sua maioria são estudantes e professores das Escolas Públicas da região, participarão de uma formação continuada, presencial e a distância, em gestão, comunicação, tecnologias digitais e produção multimídia com softwares livres, no decorrer de três anos do projeto.
Se apropriar das tecnologias para afirmar e fortalecer a cultura e como instrumento de luta na busca pelos direitos e pelo reconhecimento da terra. Imbuídos deste sentimento, por meio de uma metodologia aberta e participativa fundamentada nas Rodas de Conversas, foram abordados temas como o valor da cultura indígena, identidade, diversidade cultural, cidadania, sustentabilidade, apropriações tecnológicas, entre outros. Nas rodas, cada participante partilhou seu ponto de vista, sua experiência, seus sonhos, seu presente e seu futuro; a vivência, a fala e os rituais representam elementos fundamentais para a compreensão da cultura particular de cada comunidade. O encontro contou também com a presença de visitantes representando o setor público e outras instituições culturais, que contribuirão para a criação de uma partilha pluricultural e multiétnica.

Este foi o primeiro dos 06 encontros presenciais que ocorrerão durante o Programa. Serão realizadas também oficinas em cada um dos Pontos de Cultura Indígenas e será criada uma Comunidade Virtual de Aprendizagem – um espaço onde os participantes poderão construir conhecimentos e trocar experiência através da partilha em rede na internet.
Confira a cobertura completa do evento em: http://www.thydewa.org/blog/.
Conheça mais sobre a cultura dos povos indígenas participantes e outros projetos homologaolvidos pelos Pontos de Cultura Indígenas com o apoio da Thydêwá:
- Acervo digital de Produções Indígenas: http://www.thydewa.org/downloads1/.
- Portal Índio Educa: http://www.indioeduca.org/.
- Rede Índios on Line: http://www.indiosonline.net/.
- Oca Digital: http://ocadigital.art.br/.
- Rede indígena Solidária de Arte e Artesanato (RISADA): http://www.risada.org/.
Afinal de contas todos nós também somos indígenas. Essa também é a NOSSA cultura.
Awêre, parentes !
Fonte: Portal Thydewa