Secretaria da Educação abre inscrições para mais de 10 mil vagas na Educação Profissional

Começam nesta quarta-feira (dia 08) e prosseguem até o dia 22 de janeiro, as inscrições para 10.610 vagas para 43 cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, na Rede Estadual de Educação Profissional. As vagas são para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e no interior, para o primeiro e segundo semestres de 2014.

Podem se inscrever estudantes que tenham concluído o ensino médio, de forma gratuita, nas redes públicas de educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou que tenha, comprovadamente, cursado o ensino médio em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista integral, e querem voltar para a escola para fazer um curso técnico.

 Há vagas para 11 eixos tecnológicos que contemplam cursos técnicos de nível médio, a exemplo de: Análises Clínicas, Administração, Arte Dramática, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade, Cozinha, Documentação Musical, Design de Artefatos de Couro, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Petroquímica e Saúde Bucal.

Para fazer a inscrição, ao acessar a página no Portal, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial ou Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2014.

Sorteio eletrônico – As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 04 de fevereiro, às 15h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O sorteio, aberto para acompanhamento de estudantes, professores, pais e mães, será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado e Conselho Estadual de Educação.

Matrícula – A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá de 25 de fevereiro a 7 de março de 2014. Nesse período, deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional nos turnos para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. Só serão aceitos atestados de conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2013.

 O início das aulas para os contemplados no primeiro semestre está programado para 10 de março de 2013, conforme calendário letivo da Secretaria da Educação.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois, se aprovados no teste de habilidade específica, efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

Fonte: http://estudantes.educacao.ba.gov.br/noticias/secretaria-da-educacao-abre-inscricoes-para-mais-de-10-mil-vagas-na-educacao-profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *