Nosso outubro também será rosa!

Diga aí, turma!

Pw_outubro-rosa

Outubro começando e com ele as atividades do Outubro Rosa na luta pela prevenção e combate ao câncer de mama. Por isso, durante este mês, algumas atividades específicas, como a iluminação de monumentos em todo país, a exemplos do Elevador Lacerda; são ações que integram a programação do Ministério da Saúde, da Cultura e de outros órgãos; entre eles a Sesab, Uneb, SPM, MPF ; com o objetivo de alertar sobre os riscos e pelos cuidados com a saúde da mulher.

De acordo com o Programa Nacional de Controle de Câncer de Mama, do Instituto Nacional do Câncer – Inca, estima-se que com uma alimentação saudável, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher homologaolver o câncer de mama. Pensando nisso, durante o mês, algumas unidades de saúde aumentam seu efetivo no atendimento e na realizarão exames, consultas e palestra que alertam sobre os riscos, como prevenir e sobre a importância do autoexame.

O Campus I da Universidade do Estado da Bahia, em Salvador, é um dos roteiros da ação, que tem como objetivo realizar mamografias gratuitamente. O projeto funciona por meio de três unidades móveis, cada uma com capacidade para realizar 140 exames por dia. Além do campus da UNEB, a primeira etapa do projeto também está realizando exames nos hospitais João Batista Caribé, no subúrbio ferroviário, e no Especializado Dom Rodrigo de Menezes, em Cajazeiras, até esta sexta-feira (5)

Veja outras atividades programadas para o outubro rosa:

  • De 01 à 13/outubro: Projeto Repartir Stand para ações de conscientização, Shopping Iguatemi;

  • 27/Outubro: Caminhada Outubro Rosa, no Dique do Tororó;

  • 28 e 29 /Outubro: Programa Mamógrafo Móvel (SESAB) no NASPEC.

  • Além das ações de conscientização durante os jogos de futebol do campeonato brasileiro;

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ECMf6QN8qvI&w=560&h=315]

Valeu, galera e até mais!