Universidade realiza fórum para discutir direitos das pessoas com deficiência

Núcleo de Jornalismo

Em 1982, por iniciativa de movimentos sociais, foi instituído o
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 21 de setembro. Porém, somente em 14 de julho de 2005 a data foi oficializada pela Lei nº 11.133.

Em comemoração a data, a UNEB vai realizar no dia 20 deste mês, a partir das 8h, no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador, nova edição do Fórum de Formação Permanente em Educação Inclusiva.

A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Educação Especial (Nede), órgão suplementar vinculado à Reitoria da instituição, em parceria com o grupo de pesquisa Inclusão e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC).

Para participar, os interessados devem se inscrever (gratuitamente) por meio de formulário digital– até o dia do fórum – e doar um quilo de alimento não perecível ou uma lata de leite (400g), que deverá ser entregue na recepção da atividade. Os mantimentos arrecadado serão entregues para instituições filantrópicas.

O fórum, que é aberto a comunidade externa, tem como público-alvo estudantes, docentes, gestores, pessoas com deficiência e demais interessados pela temática.

Defesa de direitos

De acordo com a professora da UNEB Jaciete Barbosa, os estudos sobre a deficiência, reconhecidos internacionalmente como disability studies, representam um movimento intelectual constituído para pensar a deficiência na perspectiva dos direitos humanos, em uma dimensão social, política e, sobretudo, humana.

O evento visa promover reflexões e debates acerca dos direitos das pessoas com deficiência na sociedade, sobretudo no que tange a educação, inclusão e acessibilidade em diferentes contextos.Pretendemos trocar conhecimentos para também tecer proposições em prol da defesa dos direitos das pessoas com deficiência no estado da Bahia”, destaca Jaciete, que coordena a iniciativa.

A programação do fórum, que tem como tema a Deficiência na Perspectiva dos Direitos Humanos, reserva mesa-redonda, exibição de documentário e apresentação cultural.

Foram convidados para o evento o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e demais representantes da administração central da universidade, o superintendente dos Di
reitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH),
Alexandre Barone, o representante da ONG Vida Brasil, Heron Cordeiro e o professor do curso de Direito da UNEB, Pedro Camilo de Figueirêdo.

Informações: Nede/ Campus I – tels. (71) 3117-5384 / 2331 / 2222.

Fonte:http://www.uneb.br/2013/09/09/universidade-realiza-forum-para-discutir-diretos-das-pessoas-com-deficiencia/