Informatização da Educação

E aí, galera! Tudo beleza?

Com o constante crescimento e a popularização da informática, também crescem as discussões sobre o uso dela como ferramenta na educação escolar.

 Muitas das escolas do Brasil já possuem laboratório de informática, com acesso a internet e alguns softwares (programas) básicos como editor de texto, planilha, slide e navegador de internet. Mas, como fazer para eles funcionarem de modo a garantir o homologaolvimento educacional do estudante? É preciso trabalhar a ideia de que o computador é uma ferramenta com “mil e uma” utilidades.

Dialogando com os estudantes, os professores podem ajudá-los a compreender que o computador não gera conhecimento, mas que auxilia na aprendizagem; e que, a partir do momento que eles aprendem a utilizá-lo, aparece um mundo novo em suas mãos. Podendo utilizar o computador como auxiliar para trabalhos e atividades escolares.

Há também alguns projetos de inclusão digital que visam maior integração das pessoas com os recursos da informática, instruindo e socializando a comunidade com o meio digital. Vários municípios do estado da Bahia já contam com uma unidade dos Centros Digitais de Cidadania (CDCs). Que geram cerca de vinte mil acessos diários de acordo com a página do CDC na web.

E você? Acha que vale a pena a utilização de recursos informatizados como ferramenta de ensino?

Até a próxima!

 

Fonte: http://www.secti.ba.gov.br/cdc/