Escola de Dança da FUNCEB está no PRONATEC com oferta de cursos de arte e cultura

Numa parceria entre a Secretaria de Cultura (SEC) e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Secult-BA), a Escola de Dança, unidade do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), oferece 200 vagas em oito cursos para jovens interessados em qualificar habilidades, ampliar conhecimentos e progredir na colocação enquanto trabalhador do setor artístico-cultural. Os cursos são realizados no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Ministério da Educação (MEC), numa ação conjunta com o Ministério da Cultura (MinC). As inscrições são gratuitas e ficam abertas em diferentes pontos da cidade, de 3 a 6 de setembro, conforme escalonamento. Os cursos são de Assistente de Coreografia, Assistente de Produção Cultural, Agente Cultural, Auxiliar de Cenotecnia, Fotografia, Iluminador Cênico, Costura (Cênica) e Brincante de Rua.

funceb

A pretensão é de que talentos possam ser potencializados para abrir novas possibilidades de crescimento social e no mercado de trabalho, preparando pessoas para intervirem na sociedade de forma consciente e cidadã. Assim, aqueles que atuam amadoramente em atividades artísticas e culturais poderão se articular com mais reconhecimento na cadeia produtiva. Ou os que já sabem costurar, por exemplo, poderão ter uma qualificação específica para trabalhar com costura cênica, acrescentando ao currículo uma nova área de atuação. A ideia de coletivos também é importante: num grupo artístico em atividade, qual integrante poderia ser capacitado para homologaolver tarefas produtivas específicas, como, por exemplo, a de iluminador cênico, conferindo mais independência à equipe?

Podem se inscrever maiores de 16 anos, sendo exigido nível de escolaridade que varia do Ensino Fundamental I incompleto ao Ensino Médio completo. Para este momento, basta que o candidato se apresente e preencha uma ficha de inscrição. Serão inscritos até três vezes o número de vagas disponíveis para cada turma, para posterior seleção dos participantes e definição de lista de espera com suplentes. A lista final de alunos será divulgada em 12 de setembro, aqui no site da FUNCEB, sendo então feita a convocação para efetivação de matrícula.

As aulas serão iniciadas em 23 de setembro e acontecerão de segunda a sábado, em turnos variados, durante três meses. A carga horária total dos cursos é de 240 horas e os alunos devidamente matriculados receberão auxílio transporte e de alimentação, além de todo material didático necessário. As disciplinas se iniciam com formação técnica geral – como ética, cidadania, comunicação, saúde e segurança do trabalho – e passam para conhecimentos específicos de cada área, com contextualização e fundamentos tecnológicos e instrumentais. Os certificados finais são reconhecidos pelo MEC.

Para mais informações, acesse o sitio da FUNCEB e saiba onde e quando realizar as inscrições.

FONTE:  http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/noticias/escola-de-danca-da-funceb-esta-no-pronatec-com-oferta-de-cursos-de-arte-e-cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *