ENEM e Globalização: tudo a ver!

Olá, pessoal!

Um dos temas mais cobrados na prova do ENEM é a tal da globalização, sobretudo após a reformulação da prova que traz sempre uma abordagem contextualizada. E com tal importância dado a este tema, vamos também falar um pouquinho sobre ele aqui. Vamos começar por defini-la:  globalização é um processo que envolve relações de poder estabelecidas entre povos e culturas, tendo sido motivado pelo capitalismo, na tentativa de ampliar seu poder de atuação de forma mundial e uniforme; tendo na política capitalística a intencionalidade específica deste processo (democracia de mercado). Contudo, hoje esse aspecto já sofreu alteração pela influência das culturas envolvidas, e diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas. Ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos sociais, culturais,  políticos e, sobretudo econômicos.

O enfoque dado à globalização e sua capacidade de interferir no mundo a ponto de transformá-lo significativamente é contextualizado na prova de Ciência Humanas e suas Tecnologias para fins de avaliar se cada estudante compreende as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no homologaolvimento, no conhecimento e na vida social. Sendo assim, este conteúdo sempre cobrará de você a compreensão sobre:

  • Globalização territorial e, posterior, sua fragmentação;
  • O impacto da globalização nas relações entre os povos e nações (interna e externamente);
  • Desenvolvimento do relativismo cultural;
  • Os aspectos positivos e negativos advindos com esta interatividade, entre outras consequências desta temática.

É importante você lembrar sempre que a globalização não é algo estático, logo é um processo de transformação das sociedades. Isso significa que, com os encontros culturais proporcionados por esta aproximação, as mudanças comportamentais são resultados direto disto, seja implantando um sistema comum de comunicação, seja transformando os já existentes, ou mesmo resgatando aspectos já perdidos.

Aprofunde-se mais assistindo ao documentário “O mundo global visto do lado de cá”, uma discussão conduzida a partir das ideias do reconhecido geógrafo baiano Milton Santos.

 

FONTES: MECTodos Pela Escola, WIKIPÉDIA.