A Educação Física além da BOLA

O esporte é um fenômeno social, mas devemos esclarecer quais práticas esportivas são trabalhadas nos espaços educacionais, nesta relação: Esporte X Escola quatro delas devem estar em evidência: Futsal, Voleibol, Handebol e Basquete. Apesar de ser reconhecido com uma prática esportiva o Atletismo ainda não tem o espaço necessário no currículo escolar.

As atividades esportivas são importantes e devem ser materializadas no currículo numa abordagem crítica, assim como a ampliação das experiências dos estudantes nesta proposta. Este é um convite para que educadores e educandos se permitam experenciar às possibilidades que a prática do Atletismo permite.

A proposta do objeto que está sendo indicado nesta postagem é apresentar as diversas possibilidades que a prática do Atletismo apresenta e sua relevância na sistematização do trabalho da Educação Física Escolar. O vídeo contempla atividades que visam, por meio da prática sistematizada desta modalidade, possibilitar ao aluno o reconhecimento das habilidades locomotoras e coordenativas do movimento em dinâmica do exercício. O objeto educacional tem como objetivo homologaolver as capacidades básicas do sujeito a partir de movimentos preparatórios para a prática das corridas, saltos e lançamentos, utilizando o lúdico para as aulas.

http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/2091

Encontre, ao acessar o link acima, um objeto educacional que trabalha o Atletismo. É importante consultar o guia pedagógico que complementa o vídeo e apresenta possibilidades de construir atividades dinâmicas e qualificadas sobre o tema.

Inclua Atletismo no currículo real (àquele que de fato acontece no espaço da sala de aula ou quadra de aula), negar o acesso do sujeito a sua cultura é negligenciar o papel social da escola.

Vale à pena consultar e compartilhar este material.