ESPAÇO ABERTO – A Rede Social da Educação, no 19.º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

Olá, Galera!

A nossa Rede Anísio Teixeira, através do Grupo Gestor do AEW, apresentou a Rede Social Espaço Aberto da Educação baiana no 19º Congresso Internacional de Educação a Distância, realizado no período de 9 a 12 do corrente mês, no Centro de Convenções da Bahia. Veja fotos abaixo:

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 O Estado da Bahia é pioneiro em rede social totalmente homologaolvida para Educação. O Espaço Aberto da Educação, “é um ambiente pedagógico com o objetivo de interagir professores das escolas públicas através de perfis pessoais, numa rede social de conhecimento digital, de forma descontraída e construtiva e oferece recursos interativos para os usuários, como fóruns, blogs, comunidades, álbuns de fotos e feed de notícias, além de acesso ampliado aos conteúdos digitais do Ambiente Educacional Web. Neste espaço, a comunidade escolar baiana poderá construir e trocar conhecimentos, diminuindo um pouco as distâncias que separam as escolas do nosso Estado.”(Guia Espaço Aberto)

Pelas redes sociais, diariamente, transitam milhares de pessoas, entre elas estão alunos, professores, integrantes das comunidades escolares.

Entendemos que a Rede Social Espaço Aberto da Educação pode trazer os seguintes benefícios para a comunidade escolar:

  • Comunicação, interação e colaboração entre professores, funcionários, programas e projetos atuantes nas escolas públicas da Rede Estadual;
  • Acesso a conteúdos livres das diversas áreas do conhecimento: vídeos, jogos, animações, simulações, experimentos, sequências didáticas dentre outros tipos de conteúdos;
  • Acesso a programas livres voltados para colaboração e produção de mídias e tecnologias educacionais;
  • Publicação e compartilhamento de produções e experiências escolares;
  • Ampliação dos documentos e da interação. (Guia Espaço Aberto)

Segundo João Mattar, em Web 2.0 e Redes Socais na Educação, “As redes sociais são habitat da geração que recebemos, hoje, em nossas escolas e universidades. Portanto, incorporar redes sociais à educação parece um passo instintivo para mantermos o contato com nossos alunos. A web e as redes sociais já são amplamente utilizadas pelos alunos para pesquisar e discutir educação, seja no Ensino Fundamental e Médio,seja no Ensino Superior e corporativo(…)”(MATTAR, 2013, p.15).

A Rede Social da Educação pode ser um meio para uma grande e exitosa interação pedagógica, realizada através de atores sociais, professores/estudantes e integrantes de comunidade escolar, que ao utilizarem essa rede vão constituí-la, conforme afirma Raquel Recuero (2009) em seu livro Redes Sociais na Internet, que mostra como as redes sociais na internet são instrumentos de colaboração e de produção de conhecimento:

“Embora os sites de redes sociais atuem como suporte para as interações que constituirão as redes sociais, eles não são, por si,redes sociais. Eles podem apresentá-las, auxiliar a percebê-las, mas é importante salientar que são, em si,apenas sistemas. São os atores sociais, que utilizam essas redes, que constituem essas redes”. (RECUERO,2009,p.103).

Portanto, a presença, interação e colaboração de todos são fundamentais nessa rede social da educação para uma grande e profícua produção de conhecimentos como mola propulsora para a Educação baiana.

Fica a nossa dica para o professor da rede estadual de ensino da Bahia:

Espaço Aberto - Apresentação NTE

  (Repente Espaço Aberto Educação- Rede Social da Educação Baiana/Autoria da Prof.ª Ana Rita Esteves Medrado)

FONTES:

MATTAR,João.Web 2.0 e redes sociais na educação.São Paulo:Artesanato Educacional,2013.

RECUERO,Raquel.Redes Sociais na Internet.Porto Seguro:Sulina,2009.

 

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