O uso de imagem como referência em modelagem 3D
Olá, pessoal!
Uma das dificuldades mais comuns entre usuários iniciantes em modelagem tridimensional é manipular componentes levando em consideração a profundidade e, junto com ela, a perspectiva.
Como estamos habituados com a tela do nosso monitor, que nos fornece uma imagem em duas dimensões, criar intimidade com a profundidade e homologaolver modelos em perspectiva torna-se uma conquista diária e resultado de muita disciplina. Porém, existem algumas técnicas que auxiliam o usuário nesse processo. O uso de imagens como referência é uma delas.
A técnica ajuda não somente a dominar o espaço 3D, como também numa modelagem fiel e mais realista. Ela consiste em utilizar imagens do objeto que será modelado observado de diferentes ângulos. Em geral, são utilizadas uma imagem de frente, uma de lado, e outra de topo. A depender do modelo, a vista de topo pode ser descartada.
Os programas de modelagem e animação em 3D, na sua maioria, disponibilizam esse recurso. O usuário pode trabalhar com até quatro janelas, com diferentes vistas cada uma. Entre elas, a vista frontal, lateral, superior e em perspectiva. Assim, ele tem total controle do que está acontecendo em sua cena.
É necessário que o usuário tenha essas imagens disponíveis em seu computador, para que o programa possa importá-las.
Verifiquem no vídeo abaixo como funciona essa técnica e seus fantásticos resultados.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=hz0URXo13AQ&w=420&h=315]
É isso aí, turma!
Até a próxima.