Modelagem 3D

Olá pessoal,

A modelagem 3D nada mais é do que a manipulação e transformação de objetos e seus componentes. Com essas transformações, o usuário dispõe os elementos no espaço, de modo a adquirir a forma desejada. É algo semelhante a esculpir em argila ou bordar uma toalha.
Os programas de modelagem e animação em 3D disponibilizam o que poderíamos chamar de “matéria- prima” para o homologaolvimento de um modelo. Entre os objetos mais conhecidos, estão as superfícies NURBS (Non Uniform Rational Basis Spline) e os polígonos, sendo esses últimos, os mais utilizados.

As superfícies NURBS são funções de dois parâmetros que representam formas geométricas de maneira compactada , mapeada para uma superfície tridimensional. Essas superfícies são suaves e extremamente leves devido à pouca quantidade de dados, gerando resultados muito bons. Por outro lado, o excesso delas faz pesar no tempo de renderização. Além disso, os pontos de controle não estão situados exatamente sobre a curva, impossibilitando uma manipulação mais precisa.

NURBS
A modelagem poligonal, como o próprio nome sugere, trata-se da manipulação de polígonos e seus componentes. É possível conseguir qualquer forma que se queira apenas transformando vértices, retas, planos e sólidos em geral. As transformações mais utilizadas em uma modelagem poligonal, são mover, rotacionar e escalonar, podendo ser aplicadas diretamente nos componentes poligonais com resposta instantânea. Isso torna a modelagem eficiente e mais intuitiva.
Confiram abaixo, um vídeo que demonstra a utilização da técnica de modelagem poligonal para criar um rosto. É um excelente exemplo do poder dessa modelagem e do que é possível se fazer com ela.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JwBbV6ChV9A&w=420&h=315]

Até a próxima!