GINGA – CORPO E CULTURA (1ª edição)

Trabalhar com inclusão no espaço educacional é um desafio que deve ser superado cotidianamente no fazer pedagógico de cada docente. A primeira edição da série GINGA – CORPO E CULTURA apresenta os desafios e as possibilidades de práticas corporais para pessoas com deficiência.

Professores, estudantes e especialistas mostram a relevância da Educação Física no currículo escolar e as experiências, em espaços educacionais, de pessoas com deficiências praticando atividades relacionadas à proposta da Educação Física.

Este objeto educacional tem como um de seus objetivos, contribuir com o planejamento e a prática pedagógica do professor, construindo aulas/encontros com os estudantes de forma dinâmica e prazerosa.

O Guia Pedagógico que acompanha este Objeto Educacional (OE), além de apresentar a proposta da série (GINGA) sugere uma atividade interdisciplinar que pode ser vista como um parâmetro, mas é com referência na realidade de cada unidade educacional que as atividades devem ser construídas.

Pessoas com deficiência estão presentes nos bancos escolares e devem ser respeitadas. O olhar para estes sujeitos não deve versar apenas aos limites arquitetônicos, corporais, mas no potencial e na capacidade de cada sujeito que compõe o grupo, incluindo os estudantes com deficiência, que tem uma limitação aparente.

A parceria com a família e com a escola, a sensibilização do grupo, o diálogo, a criatividade, a construção e vivência de experiências positivas são algumas possibilidades para uma inclusão humanizada.

Os jogos/brincadeiras, a dança, os esportes, as lutas, a ginástica são elementos da cultura corporal e que devem ser acessados, vivenciados, resignificados pelo homem e a escola é um importante espaço para socialização dessas práticas construídas ao longo da história da humanidade.

Professores podem organizar aulas a partir deste material, adaptando a realidade da unidade de ensino e da turma.

Vale à pena consultar e compartilhar este Objeto Educacional.

http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/1516