Cultura popular e tradição

Oi, pessoal! Tudo bem?

Tudo o que um povo produz, com base nas experiências que adquire ao longo da vida e que se mantém no tempo, configurando uma tradição, pode ser chamado de cultura popular. Por ser um conceito amplo, que dá margem a várias definições, o intuito aqui é o de, apenas, mostrar uma das possibilidades de significado da expressão.

A cultura popular é tudo aquilo que se origina do povo e que tem relação com os costumes de uma sociedade. Os pregões das feiras livres, as festas de largo, os mestres da embolada, a dança e o teatro de rua, as cantigas de roda e o artesanato são alguns exemplos daquela denominação. Geralmente, o senso comum está na base da cada uma delas.

No Brasil, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular atua como um repositório das expressões culturais de todas as regiões. A instituição integra a estrutura do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é a única representante do governo federal que estuda os saberes e fazeres do povo brasileiro.

Na próxima quinta-feira, 22 de agosto, comemora-se o Dia do Folclore e, até lá, muitas discussões importantes vão figurar aqui no blog. Principalmente, com o objetivo de problematizar e desmistificar algumas questões. Contamos com a sua visita!