Edição de Imagem: Pixel ou Vetor? Eis a questão!

E aí, galera!

Já pensou como são construídas as imagens ou de que forma elas são desenhadas para a tela do seu computador? Pensando nisso, hoje vamos apresentar o Pixel e o Vetor. Cada um tem sua forma diferente de interagir com a imagem (objeto), mas eles têm uma característica em comum: são baseados no plano cartesiano (aquele do eixo X e Y), que a gente estuda nas aulas de matemática. Isso é importante para saber o tamanho de cada objeto para impressão em uma tela.

O Pixel é muito conhecido pelas famosas câmeras digitais (de 8, 10, 12 e 14 pixels, por exemplo),. Pixel, nada mais é, que um ponto minúsculo de variação de cor e brilho que forma um objeto (imagem). Ele é pequeno e para a visualizá-lo temos que aumentar o zoom da imagem para observar cada ponto, com as distorções que formam o elemento. As imagens em formato pixel são utilizadas na web. Existem vários formatos de arquivos cuja extensão é compatível com a da internet, como PNG, JPG e GIF.

 O Vetor é uma forma mais conhecida pelo designer. Ele é mais utilizado em impressão de peça gráfica, como  banner, fôlder e animação 2D. Na edição de imagem, vetor é uma técnica para formar objetos através de cálculo matemático, executado pelo software. A diferença maior do vetor para o pixel é que, no aumento do zoom, a imagem não apresenta distorções nem tem baixa qualidade.

 Gostou da dica? Espero que utilize muito esse conhecimento. De agora em diante, vamos mergulhar muito no mundo da edição de imagem, entender um pouco das suas artes e o modo de criação de uma peça gráfica.

Abraço!

Publicações relacionadas

Edição de Imagem: Pixel ou Vetor? Eis a questão!

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: