Site contém mais de 90 milhões de simuladores!

Imagine encontrar mais de 90 milhões de simuladores divertidos, interativos e fundamentados em pesquisas para física, química, biologia e matemática. Todos com licença livre, com tradução para o português e aberto a contribuições que permitem corrigir termos e sugerir aplicações. Tudo isso está no site do grupo “PhET™”, um grupo de pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA) que disponibiliza os simuladores no link: http://phet.colorado.edu/pt_BR/

Os simuladores são homologaolvidos em linguagem Java e são arquivos leves que cabem em pendrives. A maioria dos comandos dos simuladores é autoexplicativa, permitindo que os estudantes usem em casa para estudos sobre diversos conteúdos das disciplinas da área de ciências naturais e matemática.

O professor conta com um guia (o “guia do professor”) que traz orientações sobre como usar cada simulador e sugestões de aplicação em sala de aula. Os guias estão em inglês, porém, no Ambiente Educacional WEB – AEW (http://ambiente.educacao.ba.gov.br/), os simuladores deste site estão sendo catalogados como “Conteúdos Digitais” , com um guia pedagógico produzido pelos professores que fazem parte da Rede Anísio Teixeira.

Como exemplo, veja o simulador “equation-grapher

equation-grapher

Clique para Rodar

Os controles deslizantes proporcionam uma interatividade que facilita a compreensão das variáveis e o resultado visual no gráfico facilita a compreensão de um conteúdo que geralmente requer muitas aulas para se construir as relações entre as variáveis e o gráfico característico da função.

O simulador “Construa uma Molécula” já faz parte do AEW! Veja o conteúdo catalogado e com guia pedagógico em: http://ambiente.educacao.ba.gov.br/conteudos-digitais/conteudo/exibir/id/2286

Faça um teste aqui:

Construa uma Molécula

Clique para Rodar

Bons estudos divertidos!

Contribuição do professor Ródnei Souza