Leitura em todo canto

 Oi, pessoal! Tudo bem?

 A leitura é uma ação importantíssima no processo de aquisição de conhecimento. Ela ajuda a ampliar os horizontes e contribui para que todas as pessoas tenham uma homologaoltura melhor na fala e na escrita. Na Bahia, a Fundação Pedro Calmon (FPC) fomenta a leitura há mais de 30 anos, através de suas bibliotecas.

A FPC coordena nove bibliotecas no Estado da Bahia, dentre elas a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), Biblioteca Anísio Teixeira (BAT), a Biblioteca Pública Thales de Azevedo e a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML). Há também unidades localizadas no interior do estado, como a Casa Afrânio Peixoto, com sede em Lencóis. Para se cadastrar no sistema de bibliotecas da FPC, basta levar carteira de identidade, comprovante de residência e um número de telefone fixo.

 Cursos_ A FPC promove cursos e palestras que estimulam o contato do público com os livros e com os autores. O projeto Momentos da Leitura é um bom exemplo disso. Inclusive, a próxima edição, que vai acontecer no dia 7 de agosto, às 15h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, terá como convidada a escritora Lívia Natália, autora do livro Água Negra. Até o mês de dezembro, o projeto homenageará os escritores baianos contemporâneos. Os encontros serão sempre na 1ª quarta-feira de cada mês.

 Viagem poética_ Outro projeto que tem o intuito de estimular a leitura em Salvador é o Palavras Passageiras, da produtora cultural Domínio Público, através da Artdoor, que é uma mídia com responsabilidade cultural. A ideia é divulgar poesias de autores baianos, dentre eles Roberval Pereyr e Kátia Borges, e de Fernando Pessoa em algumas linhas de ônibus da capital. Ao se deslocar, passageiros, cobradores e motoristas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais a arte literária baiana e portuguesa. A iniciativa cultural tem apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) e vai ficar em execução até 21 de agosto . A frase “Quem lê, viaja” nunca teve tanto sentido, né? Então, viajem no universo da leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *