Cine Pw: O Último Rei da Escócia

Salve, salve turma!

O Cine PW indica hoje o filme “O Ultimo Rei da Escócia”. Na sua abordagem, a produção levanta questões como regimes ditatoriais e consequências do imperialismo europeu na África.

O filme dirigido por Kevin Macdonald retrata a realidade de Uganda na década de 70, um país pobre nas mãos do ditador Idi Amin, que governou entre 1971 e 1979. Diferentemente de outros dois filmes famosos sobre a África, Hotel Ruanda (2004) e Diamante de sangue (2006), O último rei da Escócia é mais brando quando o objetivo é denunciar as atrocidades. Mas isso não impede de perceber o quanto a sociedade Ugandense sofreu nesse período e ficou exposta aos quesitos, muitas vezes pessoais, do presidente.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=2VtSLDKPNPs]

Sinopse: Nicholas Garrigan (James McAvoy) é um jovem médico em busca de novas experiências. Assim que conclui a faculdade de Medicina ele embarca para Uganda, país africano que passa por um momento muito ruim com o ditador Idi Amin. Por uma ocasião, Nicholas atende o presidente que imediatamente o convida para ser seu médico oficial. O reconhecimento do seu trabalho o leva a ser conselheiro e grande amigo de Idi Amin. A trama fica mais tensa quando umas das mulheres do presidente se envolve com o médico, e isso gera uma série de acontecimentos durante o filme mostrando a real faceta do ditador de Uganda.

 

Publicações relacionadas

Cine Pw: O Último Rei da Escócia

Nossos Colaboradores