Morre a Dama de Ferro
Salve, turma!
Morreu nessa segunda-feira (8) pela manhã a Dama de Ferro, Margaret Thatcher. Poucos instantes após a confirmação da sua morte, diversos cidadãos britânicos saíram às ruas para manifestar opiniões em relação a Thatcher.
Enquanto uns comemoravam, carregando frases de protesto, outros lamentavam a morte da ex-primeira ministra. Essa dicotômica reação dos britânicos é reflexo das medidas econômicas adotadas por Thatcher durante os 11 anos de governo (1979-1990). Nesse período, Margaret Thatcher, ao lado do presidente estadunidense Ronald Reagan, liderou o fortalecimento do Thatcherismo, que preconiza as privatizações de empresas estatais, redução dos impostos diretos (ou progressivos, como o imposto sobre a renda e os impostos sobre as propriedades), aumento dos impostos indiretos (ou regressivos, como os impostos sobre o consumo), combate aos sindicatos de trabalhadores, a eliminação do salário mínimo e redução do Estado de bem-estar social.
Além de solidificar o neoliberalismo, Margaret Thatcher criticava severamente o modelo econômico Soviético, baseado no socialismo marxista.
Aprovando ou não suas posturas políticas, a Dama de Ferro Margaret Thatcher tornou-se um marco na história britânica como a primeira mulher a ser primeira-ministra no Reino Unido.
Confiram aqui o Cine PW A Dama de Ferro.
Fonte: Wikipédia