Homenagem aos Povos Indígenas – Identidade e Resistência

Olá, pessoal!

Esta é uma semana muito especial para tod@s nós!

Hoje (19/04), comemora-se oficialmente em nosso país, o Dia do Índio. Para aqueles(as) que não vivenciam em seu cotidiano essas discussões, sugerimos que aproveitem esse momento para iniciar ou aprofundar mais os estudos sobre essa temática tão importante para refletir sobre a história da formação do povo brasileiro. Mergulhar neste debate é fundamental para o entendimento dos mais diversos povos indígenas que aqui habitam, desde fatos relatados do então “Descobrimento”, até os dias atuais.

Por acreditarmos que apenas um dia não seria suficiente para conhecermos mais da cultura indígena, suas tradições e relação com o meio, damos início a uma série de abordagens nesse contexto, na Homenagem aos Povos Indígenas, aqui no blog.

 PW-dia-INDIO-post

No decorrer desses dias, faremos um paralelo sobre a resistência dos povos originários de nosso país, a opressão colonizadora, a sua rica contribuição para a construção dos diversos valores de nossa sociedade, com a realidade vivida por estes atualmente.

Será de fato oportuno também, para a quebra dos paradigmas criados ao longo dos anos acerca desses povos, uma discussão mais aprofundada e que reconheça as contribuições trazidas para este debate pelos representantes deste grupo social. Apesar de estarem aqui antes da dominação portuguesa e da imensidão territorial que lhes permitia a liberdade( em sua essência), hoje são obrigados a conviver com demarcações, que limitam não apenas o seu espaço físico, mas sim, a sua interação social e identidade.

Confiram abaixo, alguns textos dentro dessa temática, que já foram publicados por aqui: Cliquem aqui

Sugerimos também uma publicação do Portal Índio Educa – O que (não) fazer no Dia do Índio

Abraços!

Fonte: Portal Índio Educa