Dia Mundial do Trabalho

Olá, pessoal!

Operários -  Tarsila do Amaral

Operários – Tarsila do Amaral

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Diante das lutas, mortes, injustiças históricas, perseguições e expropriações da classe trabalhadora, o 1º de Maio é mais do que o “dia do trabalho”, não é apenas uma homenagem a ação de trabalhar, destituída de uma reflexão critica sobre o contexto e contradições que circundam as relações de produção. O 1º de maio é o dia para celebrar as conquistas obtidas pelos trabalhadores(as) e saber que há muito para ser conquistado e revolucionado.

Em memória das mulheres grevistas queimadas numa fabrica de Nova York em 1857, aos mártires de Chicago e das reivindicações operárias que nesta cidade se homologaolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – (Perseu Abramo)

Em homenagem ao Dia Mundial do Trabalho confiram aqui vídeos que retratam algumas profissões. Cada vídeo traz informações específicas, como perfil profissional e dicas para passar no vestibular, de duas áreas, em uma entrevista com um profissional de cada uma delas!

Assista e sucesso!

 

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho

Texto de Samuel Oliveira de Jesus

Professor de Matemática da Rede Anísio e de Cálculo dos Cursos de Tecnologia do SENAI-CIMATEC

Publicações relacionadas

Dia Mundial do Trabalho

Nossos Colaboradores