O poder da marca no contexto contemporâneo

Olá, amig@s!

No mundo do consumo, as pessoas acabam sendo levadas a seguir as tendências do mercado capitalista, que propõe um valor representativo da sociedade valorando indivíduos pelo que eles têm, independente daquilo que são. Esses interesses são demonstrados pelo poder de adquirir determinado produto ficando para segundo plano a funcionalidade da mercadoria e prevalecendo o status e a representação social construída, midiaticamente, pelas empresas e que proporcionam uma falsa sensação de status.

Qualquer produto / mercadoria é representado por uma marca, que é um símbolo, identidade visual de uma empresa produto ou serviço.

O ideário do consumo é uma máscara representativa decorrente de alguma atividade ou produção de mercadoria, que é operante na obtenção de lucros e benefícios para esses proprietários. O crescimento das marcas e a violência de um marketing que serve de maquiagem para produtos comuns passam a servir como um atrativo para tal público e tem grande influência na decisão e aquisição de um determinado produto.

Diante disso, há uma necessidade de “induzir” esses consumidores a comprar cada vez mais, tendo uma mobilização da publicidade a favor para incentivar os consumidores.

pw-000

Mas vocês já pararam para pensar que independente do lucro obtido, as condições que são oferecidas para a maioria dos trabalhadores continuam precárias, e eles acabam submetidos a ganhar um valor mínimo gerando receita apenas para enriquecer os proprietários dos meios de produção?

Pesquisem por vídeos sobre o tema e descobrirão que vários produtos que são homologaolvidos pelas mesmas pessoas, acabam tendo diferenças exorbitantes de preço apenas pela inserção de uma marca. Será que vale a pena pagar caro para se tornar um outdoor ambulante e um vendedor indireto de uma marca que nem se importa com você e com as pessoas inseridas no seu processo de produção?

Vale a pena pesquisar sobre comércio justo, economia solidária, compra sem intermediários e outras formas de relação. A gente se esforça pra ganhar dinheiro e ter uma marca que só tem um beneficiado: o dono da  empresa que teve a ideia de criar uma etiqueta e dinheiro para fazer um belo comercial.

Abraços!

 

Publicações relacionadas

  • ENEM e Globalização: tudo a ver!5 de setembro de 2013 às 18:50 ENEM e Globalização: tudo a ver! (0)
    Olá, pessoal! Um dos temas mais cobrados na prova do ENEM é a tal da globalização, sobretudo após a reformulação da prova que traz sempre […]
  • As mulheres trans – sobre respeito e direitos!7 de março de 2018 às 08:30 As mulheres trans – sobre respeito e direitos! (0)
    O texto fala sobre a inclusão das mulheres trans nos debates que ocorrem em torno do Dia oito de março, Dia Internacional da Mulher.
  • Hello, folks!23 de julho de 2015 às 17:13 Hello, folks! (0)
    Vamos aprender sobre clothes? Antes, daremos um giro para entender duas palavras que têm tudo a ver. Que tal falarmos sobre consumo? Ou […]
  • Consumo: mais um Tema Transversal25 de dezembro de 2012 às 08:30 Consumo: mais um Tema Transversal (0)
    Olá, turma esperta! O consumo é a aquisição e gozo de bens e de serviços por parte de qualquer sujeito econômico, para satisfazer tanto as […]
  • Animação17 de fevereiro de 2014 às 09:08 Animação (0)
    Olá pessoal, tudo bom?  Hoje, vamos falar um pouco sobre animação.  Animação é basicamente a exibição de imagens seguindo uma sequência em […]
  • Dia Nacional de Combate ao Fumo29 de agosto de 2011 às 15:32 Dia Nacional de Combate ao Fumo (0)
    Galera, hoje (29/08) é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e para não cair nas armadilhas da indústria do tabaco é bom ficar ligado! Uma […]
O poder da marca no contexto contemporâneo

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: