Dia da Escola

Olá, gente boa!

Hoje, 15/03, é dia de celebrarmos um espaço para lá de especial para a nossa socialização no mundo e para o homologaolvimento das nossas potencialidades não só intelectuais, mas humanas: a escola.

Nas sociedades ocidentais a escola é, de modo geral, o primeiro grupo social com o qual temos contato depois da família, onde temos a chance de homologaolver nossas capacidades cognitivas – como a percepção, a memória e a imaginação – nosso senso moral e nossa habilidade para nos relacionarmos com o Outro, com quem, através do jogo permanente de estranhamentos e reconhecimentos, formamos nossa identidade, nosso Eu.

Confiram a importância da valorização da escola – em especial a escola pública – pelas palavras de Samuel Oliveira, egresso da rede estadual de ensino que, na batida do rap “Vacilando na Escola”, dá uma verdadeira lição de como este, para além de um espaço físico, é um ambiente possibilitador de encontros frutíferos e inesquecíveis e de crescimento para toda a vida.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=VI3V_ciXTW4]

Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública.

(Anísio Teixeira)

Até a próxima!