Café Filosófico – CPFL Cultura: A criança em seu mundo

Salve, salve, turma!

O Brasil conta atualmente com mais de 190 milhões de habitantes de acordo com o Censo Demográfico de 2010. Segundo o IBGE (PNAD 2001), estima-se que 89 % dos lares brasileiros possuem televisão, enquanto 85% possuem geladeira, demostrando a importância que as famílias brasileiras atribuem a TV.

Em um país marcado pelas desigualdades econômicas e sociais, analfabetismo e um sistema de educação carente, a maioria dos jovens, crianças e famílias tem a televisão como principal fonte de entretenimento, informação e educação. “De acordo com os dados do Ibope de 2003, as crianças ficam em média 4 horas diárias assistindo TV”¹ e antes de iniciar sua vida escolar essas crianças terão assistido cerca de 5 à 6 mil horas, tendo visto todo tipo de programação, adequada e inadequada, para sua idade.

“A mídia como corpo docente” é um dos desafios colocados no processo de educação, pois ao tempo que apresenta programas educativos, por outro lado estimula o consumismo, o modismo, uma sexualidade precoce e tantos outros problemas.

Tendo em vista esses desafios o Café Filosófico – CPFL Cultura convidou o Professor Mario Sérgio Cortella para falar sobre “A criança em seu mundo”.

Captura de tela em 2013-03-26 12:33:28

Ótima sessão e até a próxima!

¹ http://www.aliancapelainfancia.org.br/artigos.php?id_artigo=65