Álcool e adolescência – Eis a questão!
Olá, educadores(as) e amigos(as)!
Em grande parte do nosso cotidiano a sua presença, nada sutil, pode ser notada.
Desde eventos familiares, celebrações informais entre colegas de trabalho (o famoso happy hour), a outros acontecimentos sociais – a bebida alcoólica sem dúvidas tem sido uma das substâncias psicoativas mais consumidas por brasileiros(as) atualmente, seja de maneira esporádica ou regular.
Nos grandes meios de comunicação, a indústria publicitária movimenta enormes valores com comerciais, exercendo assim um papel difusor destes produtos. Existe também uma massiva e perceptível atuação das cervejarias em patrocínio e promoção de eventos culturais e até mesmo esportivos, mas sem que haja menção educativa sobre as formas seguras de uso de bebidas alcoólicas ou dos possíveis riscos nos seu consumo imediato (acidentes), bem como a longo prazo (dependência química e degradação da saúde).
Diante disso, fica a dúvida: a quem interessa a omissão de dados tão importantes para a sociedade?
Ao passo que o abuso do álcool, entre outras drogas (lícitas ou não), torna-se questão de saúde pública, há um fato alarmante nesse contexto – o consumo por parte dos jovens em idade escolar, que muitas vezes fazem uso da bebida alcoólica para sentirem-se integrados a um determinado grupo social.
Como educadores(as), precisamos voltar nossas atenções para questões que influem no convívio escolar e que vão além do seu espaço, pois ao buscarmos junto a família, por exemplo, as causas para comportamentos que destoam do perfil do(a) estudante, assim como da sua fase de aprendizado, como agressividade, baixo rendimento e evasão escolar, poderemos auxiliar de maneira mais integral e eficaz aqueles(as) que estão em situação de risco ou sofrimento.
Incluir na prática pedagógica conteúdos e atividades que remetam ao debate e à reflexão em sala de aula sobre este assunto pode ser uma forma de abrir um canal de confiança entre educadores(as) e educandos(as) e estimular a construção de novos conhecimentos.
Confiram nos links abaixo conteúdos didáticos disponibilizados pelo Portal do Professor, com pertinentes abordagens e um vídeo realizado na oficina do Programa “Cinema para todos”, com depoimentos de estudantes sobre o assunto.
Acessem:
– Alcoolismo e abuso do álcool na sociedade: informação e prevenção – Cliquem aqui!
– Bebidas alcoólicas e alcoolismo: conhecendo os riscos – Cliquem aqui!
Alcoolismo na Adolescência
Abraços!
Fontes: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11457; http://portacurtas.org.br/filme/default.aspx?name=alcoolismo_na_adolescencia; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Olá!
Acho muito importante conscientizar os jovens a respeito do consumo responsável de bebidas alcoólicas. Acredito que é um dever da escola, outras instituições e mais ainda da família alertar sobre os males da bebida em excesso para si e para os outros.
Aproveito para sugerir o site Sem Excesso (semexcesso.com.br), que fala sobre o tema.
Abraços!
Olá, amiga Mariana!
Obrigado pela sua constante colaboração.
Compartilhe com mais pessoas para juntos debatermos esse assunto.
Abraços!
achei muito interessante esse assunto que esta em pauta no mundo todo
Olá, Giovana! Ficamos felizes que a postagem tenha despertado seu interesse. O abuso do álcool é algo que não pode sair de pauta e esse assunto sempre será tratado por nós por conta das graves consequências trazidas para a nossa sociedade. A educação tem um papel fundamental nesse debate…