Álcool e adolescência – Eis a questão!

Olá, educadores(as) e amigos(as)!

Em grande parte do nosso cotidiano a sua presença, nada sutil, pode ser notada.

Desde eventos familiares, celebrações informais entre colegas de trabalho (o famoso happy hour)a outros acontecimentos sociais – a bebida alcoólica sem dúvidas tem sido uma das substâncias psicoativas mais consumidas por brasileiros(as) atualmente, seja de maneira esporádica ou regular.

Nos grandes meios de comunicação, a indústria publicitária movimenta enormes valores com comerciais, exercendo assim um papel difusor destes produtos. Existe também uma massiva e perceptível atuação das cervejarias em patrocínio e promoção de eventos culturais e até mesmo esportivos, mas sem que haja menção educativa sobre as formas seguras de uso de bebidas alcoólicas ou dos possíveis riscos nos seu consumo imediato (acidentes), bem como a longo prazo (dependência química e degradação da saúde).

Diante disso, fica a dúvida: a quem interessa a omissão de dados tão importantes para a sociedade?

Ao passo que o abuso do álcool, entre outras drogas (lícitas ou não), torna-se questão de saúde pública, há um fato alarmante nesse contexto – o consumo por parte dos jovens em idade escolar, que muitas vezes fazem uso da bebida alcoólica para sentirem-se integrados a um determinado grupo social.

Como educadores(as), precisamos voltar nossas atenções para questões que influem no convívio escolar e que vão além do seu espaço, pois ao buscarmos junto a família, por exemplo, as causas para comportamentos que destoam do perfil do(a) estudante, assim como da sua fase de aprendizado, como agressividade, baixo rendimento e evasão escolar, poderemos auxiliar de maneira mais integral e eficaz aqueles(as) que estão em situação de risco ou sofrimento.

Incluir na prática pedagógica conteúdos e atividades que remetam ao debate e à reflexão em sala de aula sobre este assunto pode ser uma forma de abrir um canal de confiança entre educadores(as) e educandos(as) e estimular a construção de novos conhecimentos.

Confiram nos links abaixo conteúdos didáticos disponibilizados pelo Portal do Professor, com pertinentes abordagens e um vídeo realizado na oficina do Programa “Cinema para todos”, com depoimentos de estudantes sobre o assunto.

Acessem:

– Alcoolismo e abuso do álcool na sociedade: informação e prevenção –  Cliquem aqui!

Bebidas alcoólicas e alcoolismo: conhecendo os riscosCliquem aqui!

Alcoolismo na Adolescência

alcoo

Abraços!

Fontes: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11457; http://portacurtas.org.br/filme/default.aspx?name=alcoolismo_na_adolescencia; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

Publicações relacionadas

Álcool e adolescência – Eis a questão!

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: