Licenças Livres

Olá, galera!!

O mundo digital interativo facilitou o acesso a recursos multimídia, facilitando e permitindo novas formas de relação social entre os(as) seus/suas usuários(as).

Com essas possibilidades ficamos cada vez mais fascinados(as) com a rapidez inovadora com que esse ambiente nos auxilia cotidianamente, sendo possível ouvir músicas, baixar filmes e imagens, fazer pesquisas escolares e compartilhar essas produções.

Contudo, precisamos ter bastante cuidado ao dispor desses conteúdos, pois nem todo(a) autor(a) autoriza o compartilhamento de suas obras, que de acordo com a lei do direito autoral – LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 – só podem ser publicadas ou distribuídas com o consentimento do(a) mesmo(a) ou do(a) detentor(a) de tais direitos de propriedade. Isso vale, por exemplo, para quando fazemos uma pesquisa ou utilizamos um material para adaptá-lo.

PW-DIA-INTERNET-SEGURARA-2013-LICENCA-POST

Mas como utilizar/reproduzir esses conteúdos sem essa preocupação? É por isso que existem as Licenças Livres, que possibilitam aos(às) usuários(as) utilizar e compartilhar obras e conteúdos, sem deixar de garantir os direitos de quem os produz – afinal, permitem que tais usos sejam previamente autorizados.

As licenças livres possibilitam a disponibilização da obra para que outras pessoas possam acessar, compartilhar e criar uma outra produção a partir da original, como por exemplo, uma poesia, uma peça teatral, um vídeo ou uma animação.

Diante da disponibilização do material fornecido, o(a) autor(a) não perde os seus direitos e ainda gera oportunidade para o surgimento de outras criações. Uma das licenças livres existentes é a Creative Commons.

Então galera, que tal criar produções a partir dessas licenças, que são ferramentas que nos beneficiam com a liberdade de aplicar conhecimentos adquiridos sobre outras obras?!

Abraços!