Dia da Internet Segura: conecte-se com o respeito!

Salve, salve, turma!

Os avanços proporcionados pelas tecnologias da comunicação nos últimos 15 anos alterou profundamente as relações humanas, permitindo com que nos comuniquemos com pessoas em países distantes através de e-mail, bate-papos e videoconferências. Ampliamos as nossas relações sociais por meio das redes sociais da internet e tivemos acesso a todo tipo de informação e, dessa forma, um novo mundo se mostrou para o homem: o mundo virtual.

Aparentemente tudo é lícito, permitido e pode ser feito impunemente no ciberespaço e por essa razão algumas pessoas pautam seus comportamentos na web de forma inadequada, esquecendo-se de que mesmo nas relações virtuais deve existir respeito aos direitos e deveres instituídos.

Uma vez que princípios essenciais para o bem estar social são ignorados, vemos diversas infrações poluindo o ambiente virtual e causando desconforto para seus/suas usuários(as), como ameaças, calúnias e difamações, chantagens, phishing e discriminação.PW-DIA-INTERNET-SEGURARA-2013-POST-2

Quando nos conectamos devemos ter em mente que estamos nos relacionando com milhares de pessoas e devemos manter o repeito ao próximo, afinal, como diz um ditado popular “a beleza do jardim está na diversidade da flores”. Certamente o que nos encanta no mundo virtual é a multiplicidade cultural que nela se encontra e por isso o respeito à diversidade deve ser garantido.

Conscientes da importância dos direitos e deveres on-line realizamos em nosso blog, em parceria com a Safernet Brasil, a Semana da Internet Segura, na qual pautamos discussões como “Direitos e deveres on-line”, o “Uso responsável da Internet”, “Mundo virtual e relações humanas”, a “Privacidade na Internet”, “Vírus”, “Como orientar aos estudantes sobre web?”.

É isso aí, turma: fica a dica de como mantermos uma relação saudável e segura na internet!

 Até a próxima!