Resíduo sólido – Desequilíbrio ecológico

Olá, pessoal! Tudo bem?

Todo resíduo sólido é constituído e proveniente das atividades humanas, podendo ser reutilizado, adequado a uma outra forma de consumo e reincorporado à cadeia produtiva. Nesta condição, “lixo” seria apenas a porção de materiais descartados sem a devida reutilização.

Sendo considerado um dos maiores problemas ambientais da atualidade, quando tratado de forma inadequada o “lixo” acarreta desequilíbrio ecológico, provocado pelo aumento contínuo e exagerado do consumo de materiais e gêneros alimentícios do sistema produtivo da sociedade.

Cada membro da sociedade tem a responsabilidade de dar um fim adequado aos materiais utilizados, evitando danos à natureza e à sociedade. O despejo inadequado gera graves problemas em nossa cidade, como as enchentes decorrentes do entupimento dos bueiros, por exemplo; podemos também mencionar o lixo eletrônico, como a bateria de celular ou as pilhas, que em contato com os lençóis freáticos pode contaminar a água que bebemos, devido aos produtos químicos em suas composições, provocando doenças.

Mas de que maneira podemos descartar esses resíduos sem causar danos ao meio ambiente? Na maioria das vezes os materiais utilizados são descartados, quando poderiam ser reutilizados ou reciclados através de processos de tratamento adequados. É disso que trata o Decreto Federal 5.940, de 25 de outubro de 2006, que institui a separação desses resíduos por meio de sociedades cooperativas e/ou por catadores de materiais recicláveis. Assim, além de contribuir com a preservação natureza, a reciclagem incrementa o quadro de vagas de emprego no mercado de trabalho e gera renda para muitas famílias.

Então galera, que tal entrar nessa mobilização em prol do meio ambiente?! Vamos praticar os “três R’s – reduzir, reutilizar e reciclar”, pois precisaremos consumir alguns produtos, mas o que podemos fazer é diminuir a proporção do que descartamos, reduzindo nosso consumo, desperdiçando menos e separando esses materiais. Confiram aqui como separar esses resíduos sólidos.

Abraços!!