Rosa Parks a mãe do movimento dos direitos civis

Olá, pessoal!

O PW presta hoje um singela homenagem a “Mãe do movimento dos direitos civis”: Rosa Parks.

Rosa Parks é uma típica mulher negra, do sul dos Estados Unidos da década de 1950, residente em Montgomery – Alabama. Cotidianamente ela dirigia-se ao seu trabalho e sentava-se sempre em um dos últimos bancos do ônibus, como rege a ordem social. Mas naquele inverno o vento frio que soprava nas ruas, não resfriava as inquietações de Parks:

– Por que eu sempre tenho que me sentar neste lugar?

– Por que sempre tenho que tolerar os insultos, o desrespeito, e a segregação racial?

– Hoje será diferente?

Enquanto conversava consigo e observava os transeuntes da janela do ônibus, Rosa Parks não percebeu que era fitada pelo olhar do homem branco que estava em pé no corredor do veículo. Sem a menor cerimônia ele se dirige a Parks e diz:

– Levante-se!

– Por que? – Interrogou Parks.

– Você é uma preta muito desaforada, levante-se logo, para eu sentar!

– Não, não vou levantar!

Sem perceber Parks havia detonado um bomba, uma bomba contra a segregação racial. Aquele “não” contra o homem branco ecou por todo Alabama e os Estados Unidos. Ao longo de 1 ano e 16 dias, a comunidade negra de Montgomery, organizou um boicote aos ônibus da cidade. A atitude de Rosa Parks não era mais isolada e muito menos solitária; ela recebeu o apoio do jovem Pastor Martin Luther King Jr, que além de co-liderar o boicote, em seus sermões incentivava os negros a se oporem ao regime segregacionista, a lutar pelos seus direitos civis.

Ao longo de sua militância Rosa Parks e Martin Luther King Jr. receberam ameaças contra suas vidas, foram presos e viram suas casas serem atacadas.

Depois que se aposentou como costureira, Rosa Parks escreveu sua autobiografia, relatando sua militância em prol dos direitos civis do povo negro. Os anos finais de sua vida foram marcados pelo Mal de Alzheimer e, em 2005, aos 92 anos, Parks morre de causas naturais.

Considerada pelo congresso estadunidense como “Mãe do movimento dos direitos civis”, Rosa Parks influenciou gerações de negros no mundo inteiro a lutar por seus direitos e a não aceitarem nenhuma política opressora e segregacionista.

The Rosa Parks Story”

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=1tuCAAPOZQQ]