Palavras Cruzadas – Novembro Negro
Salve, turma esperta!
Que tal aprender brincando? Então testem os seus conhecimentos nas Palavras Cruzadas do PW.
- Pastor norte-americano grande defensor da resistência não violenta contra a opressão racial. Por sua militância em defesa da vida, recebeu, em 1964, a mais alta honraria internacional concedida aos pacifistas: o Prêmio Nobel da Paz.
- Dramaturgo, poeta e pintor, atuou também como deputado federal, senador e secretário de Estado, autor das obras Sortilégio, Dramas para Negros e Prólogo para Brancos e O Negro Revoltado. Suas grandes conquistas foram a contemplação da natureza pluricultural e multiétnica do país na Constituição de 1988, a criminalização do racismo e os primeiros processos de demarcação das terras de quilombos.
- Ícone da resistência negra à escravidão, liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil Colonial.
- Autor das obras Recordações do escrivão Isaías Caminha, Triste fim de Policarpo Quaresma. Destacou-se como jornalista e foi dos mais importantes escritores e militantes negros pós-abolição.
- No ano de 1910, sua liderança levou a tripulação da embarcação Minas Gerais se revoltar contra seu comandante, que castigara um dos homens da tripulação com 25 chibatadas. O marinheiro passou a reivindicar o fim dos maus-tratos psicológicos e das punições corporais, liderando assim a Revolta da Chibata.
- Principal representante do movimento anti-apartheid, tido pelo governo sul-africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia. Foi o primeiro presidente Negro da Africa do Sul e comandou o fim do regime apartheid.
Confiram as respostas:
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Fonte: Fundação Palmares, Wikipédia, Wikipéia,
que legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll professor bijo te amo
Olá, Ana Clara!
Que bom que gostou dos nossos jogos e desafios.
Desejamos que aprenda a cada dia mais e que continue interagindo em nossas redes.
Um abraço do Professor Web!