ENEM 2012 – Dicas do INEP

Olá, amigos@, Tudo bem?

Alguns de vocês certamente já fizeram questionamentos do tipo:

Será que estou estudando o suficiente? Escolhi a carreira certa? E se eu não conseguir “passar”?

Isso é normal!

A fase de preparação para um dos exames mais disputados por estudantes em nosso país, o ENEM, é cansativa pois necessita-se de muita energia e foco para dedicar-se às intensas horas de estudos, não é mesmo?!

Mas é preciso que esse processo seja compreendido não como um fator temível ou definitivo, e sim como mais uma etapa a ser encarada, um momento de pôr em prática tudo aquilo que foi aprendido durante as aulas. E nessa hora manter a calma é fundamental, pois faz com que o desempenho nas provas gere resultados eficazes.

Nessa reta final algumas dicas devem ser observadas com bastante atenção, visto que cada detalhe pode fazer uma grande diferença.

Então, confiram algumas informações fornecidas pelo INEP para que os(as) candidatos(as) tenham sucesso na edição deste ano.

PROVA DE REDAÇÃO E LÍNGUA ESTRANGEIRA

A Prova de Redação será realizada no segundo dia do Enem 2012, 4 de novembro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a prova será de 5h30.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, homologaolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve homologaolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O que dá “nota zero” na Redação:

– Fuga do tema – Não atender a proposta solicitada ou homologaolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;

– Folha em branco – Entregar a Folha de Redação sem texto escrito;

– Texto insuficiente – Escrever apenas (até) sete linhas;

– Cópia dos textos motivadores – Não homologaolver argumentos próprios;

– Impropérios, desenhos;

– Desrespeito aos direitos humanos.

Dica!

– O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o, explica-o; e é argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos.

LÍNGUA ESTRANGEIRA

No segundo dia de provas, o participante deve responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.

Não é permitido trocar a opção no momento da prova.

Se o participante tiver dúvidas, deve conferir o Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá está registrada a sua escolha.

Os participantes devem ficar atentos para responder às questões da prova de língua estrangeira que constam no seu Cartão de Confirmação da Inscrição.

Para obter mais dicas, cartão de confirmação e locais de prova, acessem http://www.enem.inep.gov.br   ou cliquem na imagem abaixo. 

*Fiquem atentos(as)

Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados às 13h. Recomenda-se que  todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.

É isso aí, pessoal! Uma ótima prova e boa sorte a tod@s!

Fonte: http://www.enem.inep.gov.br/, http://www.inep.gov.br/

Publicações relacionadas

  • ENEM: do Analógico para o Digital31 de julho de 2019 às 17:06 ENEM: do Analógico para o Digital (0)
    Se liga! Vem aí a prova do Enem direto no computador ! Em 2020, teremos mais novidades para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. […]
  • Bahia termina primeira etapa das Olimpíadas Escolares com uma medalha de prata6 de dezembro de 2011 às 12:29 Bahia termina primeira etapa das Olimpíadas Escolares com uma medalha de prata (0)
    A Bahia encerrou na segunda-feira (5) sua participação na primeira etapa das Olimpíadas Escolares para estudantes de 15 a 17 anos, que […]
  • Disciplina na UFBA discute ruptura democrática e o Golpe de 201625 de maio de 2018 às 17:21 Disciplina na UFBA discute ruptura democrática e o Golpe de 2016 (0)
    No ano de 2016, o Brasil passou por um processo de ruptura traumático de sua democracia, com o impeachment que destituiu a Presidenta […]
  • Etnomatemática3 de maio de 2016 às 17:02 Etnomatemática (0)
    Olá pessoal! Tudo Beleza? Espero que sim! Para abrirmos as discussões do mês de maio, falaremos sobre a etnomatemática, sob o ponto de […]
  • Escola e Cidadania8 de setembro de 2016 às 17:49 Escola e Cidadania (0)
    Estamos em um momento político bastante conturbado e, entre tantas interrogações sobre o destino do país, cabe pensar também em quem somos […]
  • 15 de março de 2019 às 07:00 Como como? (0)
    - O quê? -Ah! Não diga que você não entendeu! - Sim! Eu como, tu comes, ele come, nós comemos…Um momento! Nós comemos o quê?  Já parou […]
ENEM 2012 – Dicas do INEP

Nossos Colaboradores