Estudantes de 16 municípios participam do 7 de setembro

Cerca de mil estudantes da rede estadual da Bahia participam, neste ano, do desfile em homenagem à Independência do Brasil, no dia 7 de Setembro. No total, 34 fanfarras desfilam por 16 municípios baianos.

Em Salvador, cerca de 300 jovens animam as ruas com arranjos que mesclam os hinos cívicos às tradicionais marchinhas de Carnaval e à música popular brasileira e baiana. A concentração acontece no Corredor da Vitória, a partir das 8h, e o cortejo oficial segue até a Praça Castro Alves.

“Contamos com 72 integrantes para o desfile de 7 de Setembro deste ano, que se prepararam em horários extraclasse para a atividade. A fanfarra é essencial para o jovem porque trabalha com questões, como disciplina, organização e ética, ajudando na sua formação como ser humano”, disse Neijivan Nascimento, regente da fanfarra do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes e ex-aluno da unidade de ensino. A Fancomn, como é conhecida a fanfarra do colégio, é a mais nova a desfilar em Salvador neste ano.

Claudionor Jr. Ascom/Educação

Estreia – Na capital baiana, a participação da fanfarra do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães tem sabor de estreia no desfile do dia 7 de setembro. O último desfile do grupo no Dia da Independência foi em 1993. Em 2009, o ex-estudante do colégio e ex-integrante da fanfarra, André Luís Queiroz, assumiu a regência e deu início à formação da nova equipe.

“Estamos reapresentando a fanfarra do ACM aos estudantes e à comunidade. É um trabalho de resgate educacional, social e cultural”, declara André Luís.  Sobre o clima dos ensaios, o maestro revela: “nossos novos músicos estão ansiosos, com figurino e adereços prontos esperando a hora de reestrear na avenida. Pelos ensaios, dá para ver que faremos um bom desfile”.

Fonte: http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/3397