3 de Setembro – Dia do Biólogo

Olá, galera!

Para entender a Biologia, o estudo da vida, devemos compreender a complexidade do que é ser vivo. Compreender a vida biológica, social, cultural, econômica e política são condições essenciais para se determinar a viabilidade ”do estar vivo” de todas as espécies.

A Biologia transpõe a condição meramente natural, mostra a dinâmica e riqueza da anatomia, da fisiologia, da química dos organismos vivos e tenta explicar tão bem todos os processos metabólicos (alimentação, digestão, fotossíntese, quimiossíntese, fermentação, respiração, locomoção, reprodução, dentre outros) que os mantêm vivos. Mostra também, a riqueza e a diversidade do ambiente físico (ar, água, temperatura, luz, calor etc) e a interação dos seres vivos com este meio, através dos diversos ecossistemas, para que a dinâmica da vida aconteça e se mantenha.

Entender a complexidade e a diversidade das espécies vivas é decifrar a cada dia os segredos, a magia, o colorido, a beleza, as limitações de cada espécie, ou seja, quão rica, forte/ frágil é a natureza. Compreender os eventos naturais como terremotos, vulcões, maremotos, gêiseres, tsunâmis é entender que o planeta Terra é vivo, tem uma dinâmica, tem um tempo de estar sempre se refazendo e esse tempo independe da vontade humana.

Então, esta tarefa de tentar compreender a vida, a sua dinâmica, os seus segredos é que busca realizar o Biólogo, o profissional formado em Ciências Biológicas, a Ciência da Vida ou da Natureza. E nesse dia dedicado a este profissional, vai uma dica especial. Busque usar um tempo da sua vida para tentar decifrar os mistérios da natureza. Visite parques naturais, museus de ciências naturais, veja filmes e documentários de temáticas científicas, realize pequenas experiências em sua escola, crie grupos de estudos científicos entre amigos e compartilhe suas pesquisas e resultados em redes sociais, busque uma forma de vida mais sustentável, reduza consumos, reutilize, respeite todas as formas de vida(humana e não humana), ajude a construir e manter os espaços físicos, sociais e naturais onde convive de forma harmoniosa. E, finalmente, que tal buscar explicar a beleza da visão tridimensional do olho composto de uma mosca, as conexões nervosas dos neurônios do cérebro humano, a erupção do vulcão, a abertura e fechamento dos estômatos nos vegetais, o aparecimento da lua azul esta semana no céu da nossa cidade? As dicas estão ai, agora é só começar….