II Mostra do Samba de Roda do Recôncavo Baiano

A II Mostra do Samba de Roda do Recôncavo Baiano começa no dia 16 de agosto (5f), em Salvador, e continua em Santo Amaro, Maragogipe e Irará até o domingo, 19/8. A programação reúne shows, seminários, oficinas e mistura a diversidade de ritmos do samba de roda com o Jongo, do Sudeste, o Carimbó, do Norte e o Coco, do Nordeste.

A abertura oficial é com os Mestres do Jongo e os grupos Geração do Iguape (Santiago do Iguape), Unidos de Teodoro – (Teodoro Sampaio) e o Samba Chula Os Vendavais – (Salvador), às 19h, no Teatro SESC Pelourinho.

Na II Mostra do Samba de Roda, samba, reflexão e intercâmbio andam juntos. Salvaguarda do patrimônio imaterial, profissionalização da produção cultural voltada para o samba de roda, arte e estética da cultura popular são os temas em pauta.

“Queremos fazer uma mostra com alta qualidade e discutir a produção cultural relacionada à cultura popular”, diz Katharina Doring, produtora, pesquisadora e curadora. A II Mostra é uma realização da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba), através do Prêmio FUNARTE – Procultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música e conta com a parceria do SESC – Bahia, SECULT-CCPI, FUNCEB, Prefeitura – Irará, Prefeitura – Maragojipe.

Contexto

A primeira edição da Mostra do Samba de Roda do Recôncavo Baiano aconteceu em 2005, durante o VI Mercado Cultural em Salvador, com 16 grupos de Samba de Roda do Recôncavo.

O Samba de Roda foi declarado patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN (2004) e patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO (2005). O jongo também é reconhecido, pelo IPHAN, como patrimônio imaterial de matriz africana no Brasil. O carimbo e o coco estão em processo de reconhecimento.

A ASSEBA surgiu em 17 de abril de 2005 e iniciou vários processos de organização regional a favor da salvaguarda do samba de roda. Atualmente coordena diversos projetos entre os quais o Pontão do Samba de Roda (Minc/IPHAN) que apóia o funcionamento de 14 Casas de Samba no Recôncavo.

A sede da Associação é a Casa do Samba de Santo Amaro, um espaço cultural instalado no Solar Subaé, lugar onde se reúnem os homens e mulheres do Samba. A antiga mansão do Século 19, que foi totalmente restaurada, em Santo Amaro/BA é um centro de referência do Samba de Roda na Bahia.

Veja programação detalhada –> Blog da II Mostra

II Mostra de Samba de Roda do Recôncavo da Bahia

16 de agosto – Salvador
Hora Local Atividade Participantes