II Mostra do Samba de Roda do Recôncavo Baiano

A II Mostra do Samba de Roda do Recôncavo Baiano começa no dia 16 de agosto (5f), em Salvador, e continua em Santo Amaro, Maragogipe e Irará até o domingo, 19/8. A programação reúne shows, seminários, oficinas e mistura a diversidade de ritmos do samba de roda com o Jongo, do Sudeste, o Carimbó, do Norte e o Coco, do Nordeste.

A abertura oficial é com os Mestres do Jongo e os grupos Geração do Iguape (Santiago do Iguape), Unidos de Teodoro – (Teodoro Sampaio) e o Samba Chula Os Vendavais – (Salvador), às 19h, no Teatro SESC Pelourinho.

Na II Mostra do Samba de Roda, samba, reflexão e intercâmbio andam juntos. Salvaguarda do patrimônio imaterial, profissionalização da produção cultural voltada para o samba de roda, arte e estética da cultura popular são os temas em pauta.

“Queremos fazer uma mostra com alta qualidade e discutir a produção cultural relacionada à cultura popular”, diz Katharina Doring, produtora, pesquisadora e curadora. A II Mostra é uma realização da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba), através do Prêmio FUNARTE – Procultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música e conta com a parceria do SESC – Bahia, SECULT-CCPI, FUNCEB, Prefeitura – Irará, Prefeitura – Maragojipe.

Contexto

A primeira edição da Mostra do Samba de Roda do Recôncavo Baiano aconteceu em 2005, durante o VI Mercado Cultural em Salvador, com 16 grupos de Samba de Roda do Recôncavo.

O Samba de Roda foi declarado patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN (2004) e patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO (2005). O jongo também é reconhecido, pelo IPHAN, como patrimônio imaterial de matriz africana no Brasil. O carimbo e o coco estão em processo de reconhecimento.

A ASSEBA surgiu em 17 de abril de 2005 e iniciou vários processos de organização regional a favor da salvaguarda do samba de roda. Atualmente coordena diversos projetos entre os quais o Pontão do Samba de Roda (Minc/IPHAN) que apóia o funcionamento de 14 Casas de Samba no Recôncavo.

A sede da Associação é a Casa do Samba de Santo Amaro, um espaço cultural instalado no Solar Subaé, lugar onde se reúnem os homens e mulheres do Samba. A antiga mansão do Século 19, que foi totalmente restaurada, em Santo Amaro/BA é um centro de referência do Samba de Roda na Bahia.

Veja programação detalhada –> Blog da II Mostra

PROGRAMAÇÃO

II Mostra de Samba de Roda do Recôncavo da Bahia

16 de agosto – Salvador
Hora Local Atividade Participantes
15 h Casa do Benin – Casa do Samba Santa Cruz Encontro musical e Diálogo cultural · Coletivo de Mestres do Jongo e Sambadores e Sambadeiras da região metropolitana de Salvador
19h Teatro SESC Pelourinho Show · Coletivo de Mestres do Jongo (SP/RJ)· Geração do Iguape – Mestre Domingos Preto (Santiago do Iguape)· Unidos de Teodoro – Mestre Paião (Teodoro Sampaio)

· Samba Chula Os Vendavais – Mestre Nelito (Salvador)

17 de agosto – Santo Amaro
Hora Local Atividade Participantes
9h Casa do Samba Oficina dança/musica · Coletivo de Mestres do Jongo
14h Casa do Samba Seminário:Patrimônio Imaterial: O que é? · Mestre Rogério (RJ), Mestre Gil (SP), Isaac Loureiro (PA), Alessandra Gama (SP), Mestre Macaco (BA)Moderação: Rosildo Rosário (ASSEBA)
17h Casa do Samba Show · Coletivo de Mestres do Jongo· Suspiro do Iguape (Santiago do Iguape)· Coisas do Berimbau (Conceição do Jacuipe)

· Raízes do Acupe (Santo Amaro)

18 de agosto – Maragogipe
Hora Local Atividade Participantes
9 h Auditório da Secretaria de Cultura Seminário: Produção Cultural com Culturas populares · André Reis, Afonso Oliveira (PE), Déa Melo (PA), Uzeda, Ari Lima (UNEB)
Moderação: Luisa Mahin (Casa de Barro)
14h Mercado Cultural Oficina dança/música · Grupo de Carimbo Tio Milico (PA)
17h Por do Sol no PortoMercado Cultural Show · Grupo de Carimbó Tio Milico (PA)· Voa Voa Maria (Vera Cruz)· Samba de Enxada (Cruz das Almas)

· Samba Maragogó (Maragogipe)

19 de agosto – Irará
Hora Local Atividade Participantes
9h Comunidade Quilombo da Olaria Oficina dança/música · Coco de Roda de Novo Quilombo (PB)
14 h Sede filarmônica 25 de dezembro Seminário: Arte e Cultura popular – Caminhos e encontros de criação estética · Bule-Bule, Adenor Gondim, DJ Tudo (SP), Henrique Sampaio (PB), Sergio Ramos· Moderação: Katharina Doring (UNEB)
17 h Praça Pedro Nogueira Show · Coco de Roda de Novo Quilombo (PB)· Samba de Roda Espermacetes (Camaçari)· Raízes do Samba de Tocos (Antonio Cardoso)

· Samba São Cosme e Damião (Irará)

Fonte: http://www.asseba.com.br/noticias/exibir/125