CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMEÇA NESTA SEGUNDA

Com o tema central “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: Novas perspectivas e desafios”, começa, nesta segunda-feira (27), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A abertura será às 17h, com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Justiça, Almiro Sena.

A conferência, organizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o apoio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), será encerrada na quarta-feira (29). Entre os assuntos debatidos, Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

“Esse evento é um preparativo para a conferência nacional. Vamos discutir os artigos da Convenção e apresentar a proposta da Bahia, através dos delegados eleitos na estadual”, explicou o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJCDH, Alexandre Baroni. Serão eleitos 74 delegados à Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, de 3 a 6 de dezembro de 2012.

Entre março e junho de 2012, foram realizadas as Conferências Territoriais. No total, 18 encontros, reunindo representantes dos 27 territórios de identidade da Bahia, que elegeram os 240 delegados à III Conferência Estadual. “Creio que será a conferência estadual com melhor participação qualitativa e quantitativa.”, comentou o vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Evangel Vale.

Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2012/08/24/conferencia-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-comeca-nesta-segunda