Cine PW: Caramuru – “A Invenção do Brasil” e “Raízes do Brasil”

Salve, Turma!

Queremos convidar vocês para mais um Cine PW, hoje com duas excelentes dicas de filmes para o Enem e o vestibular.

Caramuru – A Invenção do Brasil
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=lT99uXGXCEo]

Mesclando ficção e documentário em tom cômico, A Invenção do Brasil apresenta a trajetória do português Diogo Álvares Correia (Selton Mello), o Caramuru, degredado que viveu no Brasil no século XVI, e da índia Paraguaçu (Camila Pitanga), por quem ele se apaixona.

A trama tem início quatro meses antes da chegada de Diogo, quando ele ainda era um pintor de retratos da corte portuguesa. Em seu ateliê, o jovem recebe a visita do comandante dom Vasco de Athayde (Luís Melo), um traficante de escravos, que o obriga a deixar sua profissão. Dom Vasco sentiu-se lesado pelo artista ao receber a pintura da condessa de Cintra, por quem se apaixonou e a quem pediu em casamento diante do retrato feito pelo pintor. Ao conhecê-la, porém, ele percebe que ela não era nada do que esperava e acaba obrigando Diogo a queimar todos os seus quadros. Diogo se defende dizendo que a arte tem por missão embelezar a realidade, mas acaba acatando as ordens furiosas do comandante.

 Raízes do Brasil – Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=pRsra5NOdMI]

A vida e obra de Sérgio Buarque de Holanda, um dos principais intelectuais do Brasil no século XX e autor dos livros “Raízes do Brasil” e “Visões do Paraíso”. Dividido em duas partes, o filme mostra desde o cotidiano de Sérgio, incluindo o modo como interagia com a família e amigos, até um panorama cronológico de sua época, em que lidou com o nazismo, os anos de Getúlio Vargas no poder e a ascensão do movimento modernista no Brasil.

Ótimos estudos e até a próxima, pessoal!