Agosto da Igualdade – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial

Fala, pessoal!

Se liguem nessa importante ação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), que acaba de firmar convênio com várias entidades selecionadas através do edital Agosto da Igualdade 2012, para homologaolver ações durante o mês inteiro.

Esse projeto visa fomentar a compreensão e valorização da sociedade para um dos movimentos mais importantes da nossa história, a Revolta dos Búzios – 1798.

A Revolta teve como principais líderes negros e mulatos das camadas populares, agindo de forma sistemática com base nos ideais franceses de Liberdade, Igualdade e Fraternidade e que organizaram um levante que é considerado por muitos(as) estudiosos(as) como o primeiro movimento de caráter popular no Brasil, que lutava por direitos iguais entre as classes e etnias.

Passados mais de 200 anos continuamos trazendo à luz suas idéias, para que permaneçam enraizadas na memória não apenas da população baiana, mas de todo o povo brasileiro, pois conhecer melhor a Revolta dos Búzios é também saber mais sobre a história do Brasil.

*Saibam mais sobre esse importante momento histórico através do calendário comemorativo elaborado pela Secretaria da Educação da Bahia. Acessem e baixem gratuitamente aqui!

Abraços, galera!!