TRIBUTO LUIZ GAMA – ANO II

Êa, turma!

Quem é bode, berra!”

Fazendo referência ao poema “Quem sou eu?” – mais conhecido como “Bodarrada”, de 1859 – o público era convidado a participar das atividades do Tributo Luiz Gama que, em seu segundo ano, homenageia o escritor, jornalista e advogado baiano, uma das mais atuantes e combativas personalidades brasileiras engajadas nas lutas contra a escravidão no Brasil, conhecidas como Campanha Abolicionista. Isso porque “bode” era um dos apelidos dispensados aos(às) que, como Gama, eram negros(as), na tentativa de ridicularizá-los(as).

A ação, que aconteceu no último domingo, 26/08, na praça que leva o nome do homenageado – localidade conhecida como Largo do Tanque, no bairro da Liberdade – apresentou um resumo da vida e da obra do autor e ofereceu ainda ao público presente recitais de literatura e intervenções poéticas com diversos(as) autores(as) locais, música ao vivo com bandas e duelos de freestyle, atividades lúdico-esportivas com o equipamento conhecido como slackline, sorteio de brindes, além de um delicioso almoço vegetariano. A organização do evento recebeu também doações de livros durante todo o dia, destinados a recompor a biblioteca comunitária Luiz Gama, destruída em um incêndio em 2011.

A iniciativa é uma realização do Coletivo Libertai, “uma organização não-governamental que atua na Liberdade, São Caetano e outros bairros periféricos de Salvador promovendo intervenções artísticas e contribuindo para o homologaolvimento da consciência crítica dos moradores desses bairros, usando a arte para a cidadania” como explica o músico Vagner Encarnação, 27, membro do Coletivo.

A equipe do Professor Web marcou presença no local e conversou com os(as) jovens organizadores(as) do evento:

PROFESSOR WEB: Essa é a 2ª edição do Tributo Luiz Gama. Qual o objetivo dessa ação?

COLETIVO LIBERTAI: “O Tributo Luiz Gama existe como uma forma de valorização de personalidades da história afro-brasileira, história essa que não tem sido contada ao longo dos anos pelo ensino formal. O nosso principal objetivo é resgatar essas referências que foram invisibilizadas por esse modelo de aprendizado”, revela Diógenes Barbosa, 29, músico.

PROFESSOR WEB: Qual a importância de se promover uma ação como essa num bairro popular e periférico de Salvador, como a Liberdade?

COLETIVO LIBERTAI: “Essa ação é fundamental pela influência que a gente causa dentro do contexto da Liberdade e outros bairros periféricos, onde questões como violência e tráfico de drogas, por exemplo, são delicadas. Além disso há a apropriação do espaço público, que é o que está acontecendo aqui hoje, pra falarmos de Luiz Gama e o fortalecimento da ideia de que nós, sociedade civil, também temos uma parcela de contribuição para o melhoramento da população soteropolitana e baiana como um todo”, explica o músico Val Da Mata, 33.

PROFESSOR WEB: Qual a intenção em escolher Luiz Gama como personalidade a ser homenageada?

COLETIVO LIBERTAI: “Luiz Gama é a base do que a gente vem promovendo aqui hoje: lutar contra a segregação racial, contra o sexismo, o machismo, enfim, contra toda forma de preconceito, e Luiz Gama foi um exemplo disso. Nós não queremos perder uma vida, queremos trazer essa vida pra o nosso lado. Sabemos que não houve reparação depois da dita libertação dos escravos e nós estamos lutando por essa reparação”, informa a escritora e poetisa Luz Marques, 27.

O estudante Darlan Sacramento, 22, que aproveitou o ensolarado dia de atividades na praça, também deixou suas impressões sobre a homenagem:

PROFESSOR WEB: O que você está achando do evento?

DARLAN SACRAMENTO: “O evento é muito importante pra galera do bairro, pois nós que residimos aqui somos muito carentes de música, de cultura, poesia, enfim, de arte, e o Coletivo Libertai está trazendo isso pra nós.”

PROFESSOR WEB: Qual a importância de uma ação como essa num bairro popular e periférico de Salvador, como a Liberdade?

DARLAN SACRAMENTO: O evento traz cultura, a galera aqui carece de leitura, não conhece a poesia e nem a interpreta muito bem. Eu garanto que tem várias pessoas que estão aqui que não sabem nem quem foi Luiz Gama e estão tendo esse primeiro contato agora.

Para saber um pouco mais sobre a vida e a obra de Luiz Gama cliquem aqui!

Confiram algumas fotos do Tributo Luiz Gama – Ano II aqui!

Até a próxima, pessoal!

Publicações relacionadas

TRIBUTO LUIZ GAMA – ANO II

Nossos Colaboradores