Dia Internacional Nelson Mandela

Fala, pessoal!

Hoje vamos homenagear um dos maiores representantes da luta contra o regime de segregação racial da história. Estamos falando de Nelson Mandela, ícone mundial que completou mais um aniversário.

De líder rebelde a presidente da África do Sul, ele dedicou a vida em defesa da igualdade entre negros(as) e brancos(as) no seu país.

Como advogado, defendia o direito dos povos de diferentes etnias africanas que eram subjugadas pelas elites segregacionistas europeias, exploradoras das riquezas naturais africanas.

Sua vida foi marcada por processos históricos determinantes para o futuro dos(as) sul-africanos(as).

Em meados do século XX a segregação foi institucionalizada na África do Sul, dando origem ao regime do apartheid. A lei era usada para garantir a separação entre as pessoas a partir da cor da pele, sendo que a população era formada 20% por brancos(as) e 68,3% negros(as). As pessoas negras sofriam graves proibições que privilegiavam apenas a minoria branca.

Não foram poucas as lutas de Mandela no sentido de pôr fim na segregação e promover a democracia. Entretanto suas intervenções políticas em defesa do seu povo resultaram na sua prisão e posterior condenação, ficando preso por 27 anos, porém sem jamais abandonar seus ideais.

A nobreza da sua luta por justiça tem reconhecimento internacional. Mandela recebeu inúmeros prêmios após deixar a prisão, exaltando sua importância para o mundo.

A Organização das Nações Unidas – ONU instituiu em 2009, na data de seu nascimento, o Dia Internacional Nelson Mandelauma forma de homenageá-lo e mostrar a todas as nações seu exemplo de coragem, justiça e determinação.

Por essa razão o dia 18 de julho é especial para todos que acreditam ser possível viver em paz, respeitando as diferenças entre os povos.

Deixamos aqui nossa saudação a esse brilhante líder humanitário.

Abraços, galera!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *