Cine Pw: Bullying

Na busca pelo poder a humanidade perseguiu, intimidou, ameaçou e segregou o seu semelhante, por entender que a diferença étnica, etária, ideológica, de gênero, religiosa e outras fossem uma ameaça para sua dominação sobre o Outro.

Quando citamos essas discriminações imaginamos as grandes perseguições que marcaram a nossa história como a escravidão, o holocausto dos judeus, perseguição a grupos minoritários. No entanto não percebemos que essas posturas persistem até hoje, basta acessar as mídias de comunicação e veremos que infelizmente a intolerância é uma prática cotidiana.

Hoje vemos essa violência presente nas escolas na forma de Bullying. O local que é pra ser um ambiente de respeito à diversidade, torna-se palco de perseguição, discriminação e agressão. Enquanto educadores(as) perguntamo-nos de quem é o problema? A resposta é única: o problema é de todos(as). Da família, escola, sociedade, o mundo que cerca a criança e o(a) adolescente.

Às vezes ignoramos o fato de que crianças e adolescentes são frutos do contexto social que os(as) circundam, por isso os(as) bullies (agressores(as)) e agredidos(as) são vítimas de uma sociedade que não conseguiu conviver com a diversidade.

Para estimular ainda mais essa discussão o Cine PW traz dois filmes sobre a temática.

 Bully

[youtube=http://youtu.be/jYLSxH85BUg]

O documentário acompanha a vida de estudantes secundaristas nos estados de Geórgia, Iowa, Texas, Mississippi, Oklahoma durante o ano letivo de 2009 e 2010. O filme é baseado no suicídio dos estudantes Tyler Long e Smalley Ty, que eram vítimas de bullying.

 Bullying: Provocações sem limites

[youtube=http://youtu.be/P9Cxt9MIOOs]

Jordi é um adolescente que perdeu recentemente seu pai e que, junto à sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. Em princípio tudo parece bem, mas o destino reservado para ele será uma terrível surpresa já que quando Jordi passar pelo portão da nova escola, cruzará sem saber a tenebrosa fronteira de um novo inferno.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

http://www.safernet.org.br/site/noticias/cyberbullying-um-ter%C3%A7-das-crian%C3%A7-adolescentes-web-j%C3%A1-sofreram-com-problema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *