Estudantes apresentam projeto de tecnologia social

Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador (CETEP da RMS), localizado em Camaçari, apresentam, em Porto Alegre, durante o 13º Fórum Internacional de Software Livre (FISL13), uma maquete com sistema eólico, capaz de gerar energia com a força do vento, destinado ao abastecimento residencial. O fórum acontece no Centro de Eventos da PUC do Rio Grande do Sul, até sábado (28/7).

O projeto homologaolvido pelos estudantes do curso técnico de nível médio em Eletroeletrônica, Marcelo Soares, 25, e Uelber Mesquita, 23, trata de uma tecnologia social, sustentável, de baixo custo, que beneficia a comunidade.  Os alunos foram orientados por professores do CETEP da RMS. “É uma energia renovável, sustentável e que não degrada o meio ambiente”, disse Marcelo, demonstrando como na Educação Profissional da Bahia este tipo de experiência reflete o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

Para Uelber Mesquita, representar o CETEP em um evento desta magnitude é muito gratificante. “É motivador, incentivador. Quando eu contar essa experiência, eu vou estimular mais jovens a estudarem”, aposta. Os estudantes acreditam que esta é a fonte de energia do futuro.

A experiência – O professor e articulador técnico do CETEP da RMS, José Carlos Calmon, explica que o projeto eólico é uma maquete retangular com base de madeira e uma miniatura de um prédio com apartamentos sendo iluminados pela geração de energia eólica. Para o professor, esta é também uma oportunidade de mostrar que os estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional estão bem preparados. “Um projeto deste porte evidencia que a educação é de qualidade e que o estudante realmente aprende”, disse.

Diretora do Cetep, Nancy Bulcão acredita que a participação no FISL13 é muito importante, além de ser uma experiência muito enriquecedora para os estudantes. “Os estudantes vão representar o CETEP em um fórum internacional. É um reconhecimento do nosso esforço, do nosso trabalho. Esperamos que dessa forma possamos contribuir, cada vez mais, para uma educação de qualidade”, afirmou.

O convite para expor no 13º Fórum Internacional de Software Livre surgiu devido à participação do CETEP da RMS no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu em maio deste ano em Florianópolis. Na ocasião, Marcelo apresentou a maquete no estande da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Representantes da Fundação de Software Livre (FSL) se interessaram e fizeram o convite para que a maquete também fosse exposta em Porto Alegre.

Fonte: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/3457

Publicações relacionadas

Estudantes apresentam projeto de tecnologia social

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: