Estudantes participam de desfile cívico em Cachoeira

Mais de 150 estudantes da rede estadual de educação vão participar, hoje (segunda-feira, 25/06), do desfile, em Cachoeira, que marca a abertura das celebrações oficiais do Dois de Julho no Recôncavo baiano. Eles vão animar a festa cívica com suas fanfarras. São estudantes do Colégio Estadual de Cachoeira, do Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdick, em Maragogipe, e do Colégio Estadual Rômulo Galvão, em São Félix.

Diretor da Fanfarra do Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdick, Fernando Wagner Santana conta que essa será a primeira vez que a fanfarra vai participar do desfile. Para desfilar nas ruas de Cachoeira, os estudantes têm ensaiado três vezes por semana. “Vamos ter um repertório bem diversificado, com direito a músicas clássicas, nacionais, internacionais e também músicas mais atuais”, informa. Eles levarão para a rua um corpo musical com 40 integrantes, um pelotão cívico com 10 pessoas, um pelotão coreográfico com seis integrantes, mais mor e baliza.

No dia, acontece a transferência do governo para o município de Cachoeira, que foi definida em lei aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governador Jaques Wagner, em 2008, para homenagear os heróis cachoeiranos. No dia 25 de junho de 1822, eles deram início às lutas contra os portugueses pela Independência do Brasil, culminando no 2 de Julho, em 1823.

Fonte: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/3376