As ações humanas e seus reflexos na natureza.

Fala, galera!

Atualmente ouve-se falar muito em homologaolvimento sustentável.

Para tanto, é preciso abordar alguns aspectos importantes sobre este assunto.

Um dos fatores determinantes para o aumento da degradação ambiental surgiu com a Revolução Industrial, a partir do século XVIII, que mudou profundamente a relação do homem com a natureza, alterando o modo de produção que era em maior parte artesanal, para a mecanização, utilizando-se da queima do carvão.

Esse processo fez com que as máquinas passassem a assumir o lugar do homem, executando tarefas em menos tempo e, consequentemente garantindo maiores lucros e estimulando cada vez mais o consumo.

A industrialização em escala planetária, movida pela globalização tornou-se um dos grandes agentes poluidores do meio ambiente. É essa a lógica do capitalismo, modificar a natureza para produzir bens de consumo e acumular excedentes.

Como consequência dessas transformações surgiram sérios problemas para a humanidade. As florestas vem sendo devastadas, assim como o solo, mares e oceanos poluídos, o ar sofre com os diversos poluentes que são lançados diariamente na atmosfera, enfim, os danos causados à natureza acabam comprometendo a sobrevivência das espécies.

Por essa razão, vem aumentando as indagações acerca do que vamos deixar para as futuras gerações e sobre o que ainda pode ser feito para reverter os problemas ambientais criados pela humanidade ao longo de sua “evolução”.

Uma ideia é fomentar ações efetivas onde o homem viva em harmonia com a natureza, e retire dela somente o que for de fato necessário. A conscientização individual é muito importante, isso porque cada ação de um indivíduo reflete num coletivo. Por em prática um novo comportamento do ser humano em relação a natureza, é determinante para a permanência da vida na terra.

Valeu, pessoal.

Abraços!!

 

Publicações relacionadas

  • Grêmio Estudantil30 de setembro de 2011 às 08:28 Grêmio Estudantil (0)
    É o órgão de representação da organização dos estudantes dentro da Unidade Escolar, o Grêmio Estudantil possibilita a exposição de ideias, […]
  • Física e Meio Ambiente7 de junho de 2012 às 08:00 Física e Meio Ambiente (0)
    Olá, turma! Continuando nossas abordagens sobre questões ambientais, estamos trazendo alguns questionamentos acerca do […]
  • Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI6 de julho de 2012 às 14:30 Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI (0)
    Olá, turma! Hoje gostaríamos de apresentar a vocês uma importante instituição que tem o desafio de promover a igualdade racial no nosso […]
  • Cidadania e Meio Ambiente – Parte 215 de junho de 2015 às 15:39 Cidadania e Meio Ambiente – Parte 2 (0)
    Contaminação do solo do recôncavo baiano pelo uso de agrotóxicos na agricultura O uso indiscriminado de produtos químicos, ao mesmo tempo […]
  • Para que serve o Twitter? 15 motivos que explicam a importância dessa rede social22 de novembro de 2010 às 08:00 Para que serve o Twitter? 15 motivos que explicam a importância dessa rede social (0)
    Veja a lista de 15 motivos para se usar o Twitter publicada no Blog no Nassif: 1. É uma forma incrível de distribuição 2. É onde as […]
  • Filmes que ajudam na preparação para o vestibular24 de maio de 2012 às 08:43 Filmes que ajudam na preparação para o vestibular (0)
    Olá, pessoal! Já estamos quase chegando ao final do semestre. Isso significa que o ENEM 2012, bem como os principais vestibulares estão se […]
As ações humanas e seus reflexos na natureza.

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: