Estudantes homologaolvem tecnologias que colaboram com o meio ambiente

No mês em que se comemora o Dia mundial do meio ambiente (05/06), estudantes dos Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional demonstram como é possível contribuir para um mundo melhor, com maior qualidade de vida e ações sustentáveis de proteção à natureza. Eles homologaolvem tecnologias sociais, de baixo custo, que beneficiam a comunidade e, sobretudo, o meio ambiente.

Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária, do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (Ceep), em Santaluz, demonstram como lidar com a agricultura sustentável sem agredir o solo. Eles homologaolveram práticas de manejo na agricultura familiar, apontando as técnicas corretas de uso do solo para evitar a erosão. Também homologaolvem pesquisas e tecnologias sociais como a transformação de resíduos do sisal e do licuri em ração animal.

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Os estudantes do curso Técnico em Agroecologia do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Itapetinga, em Itororó, também homologaolveram tecnologia social utilizando o soro do queijo como fonte alternativa para substituir adubos minerais nas pastagens. O soro de queijo é uma técnica mais barata, eficiente e não poluente ao contrário dos fertilizantes convencionais.

Os estudantes dos cursos Técnicos em Edificações e Agroecologia do Cetep Portal do Sertão, em Feira de Santana, homologaolvem o projeto denominado de “Ponto PET”. A ideia é montar uma marquise de ponto de ônibus utilizando garrafas PET. Já os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, do Ceep Águas, em Barra, trabalham no homologaolvimento dos projetos Análise físico-química e microbiológica da Lagoa do Saco Grande e o de revitalização e paisagismo da mesma lagoa. Localizada no bairro da Assunção, a lagoa, é fonte de lazer para crianças da comunidade. Por meio deste projeto, eles fizeram um diagnóstico da água, identificando o grau de contaminação. Os dados das análises e o projeto de revitalização foram enviados para órgãos públicos como a prefeitura na perspectiva de auxiliar ações de revitalização do manancial.

Fonte: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/3352

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