Cine PW: A Dama de ferro, Adeus, Lênin! Batalha de Argel

Olá Turma,

A partir de hoje o Cine PW vai indicar uma serie de filmes, curtas e documentários focados nos estudos para o vestibular e Enem, dando aquele gás a mais nos estudos.

Sem mais delongas vamos às indicações:

 

A Dama de Ferro

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9_Xh8rumKdk&feature=plcp]

Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira “Dama de Ferro” na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econôminica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

 

 Adeus, Lênin!

 [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=WjViOCJysuI&feature=plcp]

 O protagonista da trama, Alexander (Daniel Brühl), em 7 de outubro de 1989, durante as festividades pelos 40 anos da Alemanha Oriental, vai às ruas do lado oriental de Berlim, onde vive com a família, para protestar contra o governo. Mistura-se aos manifestantes que sua mãe (Kathrin Sass), professora identificada com o regime de orientação soviética, condena. Alexandre definia sua mãe como “casada com a pátria socialista”. Um ataque cardíaco, no entanto, a deixa em coma no hospital durante oito meses, tempo suficiente para que não assista à queda do muro de Berlim e a implantação no país do sistema capitalista. Quando afinal desperta, Alexander quer preservá-la do choque e a leva para o apartamento da família, cuidadosamente preservado como se a Alemanha Oriental ainda existisse.

 

A Batalha de Argel

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ca3M2feqJk8]

O filme enfoca os eventos ocorridos em Argel, a capital da Argélia, de novembro de 1954 até Dezembro de 1960. Durante a “Guerra da Independência Argelina”, uma organização de insurreitos escondidos na populosa região da cidade de Argel conhecida por Casbah, manteve um conflito contra as tropas de ocupação colonialista francesas. Os dois lados trocaram atos de violência crescente. Em Argel, as tropas paramilitares lideradas pelo General Massu e o Coronel Bigeard confrontaram a FLN – Frente de Liberação Nacional. Os militares franceses se proclamaram vencedores da “batalha”, neutralizando as lideranças dos revoltosos por intermédio de prisões e assassinatos. O filme narra as táticas de ambos os lados, bem como os vários incidentes que se sucedem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *