TERRA é PAZ é a proposta dos Tupinambá para a Semana do Índio (BA)

TERRA é PAZ é a proposta dos Tupinambá para a Semana do Índio

Todo dia é dia de Índio. Neste espírito começa amanhã (16/04) as celebrações pelo dia 19/04 reservada no calendário oficial brasileiro para homenagear os mais antigos moradores dessas terras, hoje chamadas de Brasil.

A cultura indígena está presente em nosso cotidiano em diversos contextos. A convivência com outras culturas vindas pelo atlântico adicionaram cores e sabores ao remix cultural existente no Brasil. A canoa, a rede, a peneira, o pilão, as palhoças de praia, as pinturas tribais, os adereços com penas são algumas das técnicas indígenas que encontramos na atu. Além das tecnologias os conhecimento sobre as ervas medicinais e a produção de farinha e macaxeira (aipim) fazem parte do dia-a-dia de muitos brasileiros. A chamada “língua portuguesa” recebeu muitas contribuições das línguas indígenas: abacaxi, abacate, jabuticaba, itapoã, Itabuna, Buerarema são exemplos de frutas e locais batizados pelos nossos ancestrais indígenas.

Apesar de alguns reconhecimentos existem diversos desafios na valorização e resgate de costumes indígenas que são muito mais inteligentes e sustentáveis que algumas práticas modernas largamente difundidas. Os utensílios de madeira, as técnicas de bioconstrução geram muito menos impacto do que os produtos descartáveis e o uso abusivo de cimento, pois estão abundantes na natureza e não transformam o meio que habitamos em um espaço sujo e degradado.

O avanço das comunicações como televisão e o rádio trouxeram a visão moderna para as aldeias e junto com elas uma nova forma de visão do mundo. Agora com a chegada da internet nas comunidades indígenas, começamos a ter a visão indígena disponível para toda a sociedade. Exemplos disso são as redes indígenas que estão sendo formadas por diferentes etnias: indiosonline.net, indioeduca.org, risada.org.

Neste espírito de troca de pontos de vista e de remix cultural gostaríamos de convidar a tod@s para celebrar e construir juntos este momento de PAZ e celebração da cultura indígena.

No evento TERRA é PAZ será lançado oficialmente à sociedade, o projeto OƆA DIGITAL (ocadigital.art.br) que é realizado pela ONG Thydêwá, em parceria com a Cardim Projetos e apoio financeiro da Fundação Telefônica | Vivo e do Fundo de Cultura, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Entre os dias 16 e 18/04 serão realizadas diversas ações pelas ruas do centro de Ilhéus e na sede da Fundação Cultural do município. No dia 19/04, as atividades acontecerão em Olivença, onde localiza-se a sede do Pontão de Cultura Esperança da Terra, que abriga as atividades da OƆA DIGITAL

PROGRAMAÇÃO TERRA É PAZ:

DATAS: 16,17 e 18/04/2012

INTERAÇÃO NAS RUAS – Postesias, “Há braços de paz”, fotos indígenas, distribuição de informativos, interação digital.

LOCAL: Ruas do Centro de Ilhéus.

HORÁRIO: 09:00 às 17:00

INTERAÇÃO DIGITAL- Exposição fotográfica RETRATOS PINTADOS. Retratos indígenas pintados pelos jovens Tupinambá criando arte em cima da fotografia; – Projeção de Videos Livres. Videos produzidos por jovens Tupinambá. Exibição de videos remixados por outros artistas de materiais produzidos por jovens Tupinambá integrantes do projeto; – Laptops para acesso e download de conteúdos da OƆA DIGITAL (ocadigital.art.br).

LOCAL: Fundação Cultural de Ilhéus

HORÁRIO: 08:30 às 17:30

AÇÃO MIRIM – Bate-papo e sessão de vídeos para alunos de escolas.

LOCAL: Fundação Cultural de Ilhéus

HORÁRIO: 08:30 às 11:00

ABRE A JANELA – Interação entre os transeuntes e a equipe da OƆA DIGITAL pela janela da Fundação Cultural. Música, poesia, artes visuais e conectividade…

LOCAL: Fundação Cultural de Ilhéus

HORÁRIO: 11:30 as 13:30

CURSO LIVRE – O Curso Livre sobre História e Culturas Indígenas (Lei 11.645/2008) será ministrado pelo Prof. Dr. Carlos José Ferreira, para professores de escolas públicas e particulares.

INSCRIÇÕES: Dia 16, das 09:00 às 14:00, no local.

LOCAL: Fundação Cultural de Ilhéus

HORÁRIO: 14:00 às 17:00

COBERTURA COLABORATIVA – Durante todo o evento os jovens participantes da OƆA DIGITAL estarão realizando ações de filmagem, fotografia e entrevistas que serão trabalhadas com ferramentas livres e disponíveis no site oficial do projeto: ocadigital.art.br, sendo divulgado em tempo real nas redes sociais.

LOCAL: Fundação Cultural de Ilhéus

HORÁRIO: 08:30 as 17:00

DATA: 19/04/2012 (DIA DO ÍNDIO)

PORANCIM DE ABERTURA – Celebrações, Debates, Projeções e interações digitais. Exposição RETRATOS PINTADOS, Postesias nas ruas. Palestra sobre INDIGENAS DA AMÉRICA – O VISAO INDIGENA DO MUNDO. Apresentação da OCA DIGITAL. Apresentação dos parceiros. Roda de conversa com os jovens da OƆA DIGITAL. Projeção do filme “Tudo Ok! Os Índios Pataxó Hã-hã-hãe e o homologaolvimento rural”, do diretor Fabio Titiá Baenã Hã-hã-hãe , seguida de debate. TORÉS DE CONFRATERNIZAÇÃO.

LOCAL: Pontão Esperança da Terra – Olivença

HORÁRIO: 09:00 às 18:00

—————————————————————-

ENDEREÇOS:
Fundação Cultural de Ilhéus:
Rua Jorge Amado nº.21-Centro

Pontão Esperança da Terra:
Rua Marechal Castelo Branco nº204 9 conhecida como Rua do Meio) – Olivença – Ilhéus

MAIS INFORMAÇÕES:

Thydewa: (73) 3269-1970

Sebastian Gerlic: (73) 9153-3726

Pedro Jatobá: (71) 9130-9691

ocadigital.art.br

Fonte: http://www.iteia.org.br/jornal/terra-e-paz-e-a-proposta-dos-tupinamba-para-a-semana-do-indio-ba