Sertão na Tela Grande

Em seu retorno em abril, programa Circuito Popular de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Estado traz o sertão como tema central de seus filmes

A produção cinematográfica baiana contemplou, por vários momentos, as belezas, histórias e tradições do estado, e o sertão não ficou de fora. Um bom exemplo disso é a obra “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”, lançada no ano de 1969 e dirigida por Glauber Rocha. Em abril, como prévia da Celebração das Culturas dos Sertões, este e outros filmes sob a temática sertaneja serão exibidos para a alegria dos cinéfilos de plantão, com a retomada do Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV), considerado o maior circuito público de exibição nacional.

Promovido pela Diretoria de Espaços Culturais, em parceria com a Diretoria Audiovisual e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o Circuito retorna com o lançamento do projeto Terças na Tela, quando todos os Centros de Cultura da SecultBA, situados na capital e interior, exibirão filmes e vídeos de diversos formatos e cinematografias às terças-feiras, com sessões às 15h e 19h.

A primeira Mostra do evento, que acontecerá entre os dias 03 e 24 de abril, terá como tema “O Sertão no Cinema”. Os filmes selecionados para este período apresentam a rotina sertaneja da Bahia em distintos momentos históricos e diferentes olhares através das lentes de grandes nomes da sétima arte brasileira. Entre eles estão os filmes “O Grito da Terra”, de Olney São Paulo, “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos”, de Antônio Olavo e o curta “A Musa do Cangaço”, de José Umberto Dias, além da animação “Boi Aruá”, de Chico Liberato, que abre o circuito.
Em maio, a programação será ainda mais ampla. O projeto Terças na Tela alcançará um total de 12 cidades e 16 espaços exibidores. As temáticas abordadas são amplas, passando pelas culturas afro, indígena, infantil e diversidade sexual. Desde 2008, o Circuito Popular de Cinema e Vídeo circulou por diversas cidades baianas. Em 2011, o CPVC realizou mais de 230 sessões  e reuniu um público que ultrapassa o numero de 9 mil pessoas.

Programação CPCV/ Mostra “O Sertão no Cinema”

Calendário ABRIL

Semana 1 – 03 de abril
Boi Aruá (BRA, 1984)
Direção: Chico Liberato
Duração: 85 minutos
Classificação: 12 anos
Animação

Semana 2 – 10 de abril
O Grito da Terra (BRA, 1964)
Direção: Olney São Paulo
Duração: 83 minutos
Classificação: 14 anos

Semana 3 – 17 de abril
O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969), de Glauber Rocha
Duração: 99 min.
Gênero: Ficção
Classificação: 14 anos

Semana 4 – 24 de abril
Paixão e Guerra no Sertão de Canudos (BRA, 1993)
Direção: Antônio Olavo
Documentário
Duração: 98 minutos
Classificação: 12 anos
religiosos e militares.
+
Curta-metragem
A Musa do Cangaço (BRA, 1982)
Direção: José Umberto Dias
Duração: 15 minutos
Classificação: 12 anos

SERVIÇO
Evento: Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) / Terças na Tela
Data: entre os dias 03 e 24 de abril
Local: Centros de Cultura da SecultBA
Programação e informações : http://www.cultura.ba.gov.br

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2012/03/21/sertao-na-tela-grande/