NEOJIBA promove Festival de Páscoa

Durante o mês de abril, o Programa NEOJIBA realizará uma série de concertos especiais em igrejas do Pelourinho, na capital baiana. Em quatro apresentações, uma em cada final de semana do mês, o Festival de Páscoa tem a proposta de contribuir com as ações de revitalização do Centro Antigo, através da realização de concertos abertos ao público. “Esta programação de concertos nas igrejas do Pelourinho valoriza a combinação entre o patrimônio musical da humanidade e nosso patrimônio histórico e arquitetônico”, afirma o maestro e diretor artístico do NEOJIBA, Ricardo Castro.

Durante o Festival, o público terá a oportunidade de conferir diferentes formações do NEOJIBA, executando obras de compositores como Bach, Mozart, Vivaldi, Haydn, Mendelssohn e outros, valorizando a acústica das igrejas. Abrindo o Festival, no dia 06 de abril, sexta-feira da Paixão, a Igreja de São Francisco receberá músicos da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, principal formação do NEOJIBA, a partir das 19h. No repertório, peças do compositor romancista Carl Maria V. Weber, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e do padre e compositor italiano Antonio Vivaldi.

O concerto de abertura do Festival da Páscoa terá como solistas músicos do NEOJIBA, entre eles, o jovem fagotista Paulo Victor Ferreira, de apenas 9 anos. Instrumentista da Orquestra Castro Alves, grupo orquestral formado pelo NEOJIBA, Paulo Victor fará sua estreia como solista na peça “La Notte”, de Vivaldi. “Estou muito alegre e estudando bastante o concerto do Vivaldi para que dê tudo certo”, afirma o pequeno Victor, sem esconder o entusiasmo e expectativa para a apresentação. Além dele, o clarinetista Adauri de Oliveira e a flautista Ana Júlia Bittencourt também terão participação como solistas na apresentação.

A série contará ainda com concertos de música de câmara, nos dias 15, na Igreja do Carmo, e 22, na Igreja de São Francisco. No dia 28, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia volta a se apresentar no encerramento do Festival de Páscoa. Nestas apresentações, o público terá a chance de conferir o talento de solistas convidados. O violinista Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o violinista alemão Markus Däunert e o regente e professor Horst Schwebel, junto com trompetistas da UFBA, estão entre os convidados especiais que participarão do Festival de Páscoa. “Todo repertório foi adaptado ao período pascoal e às características acústicas das igrejas. Além disso, os músicos convidados são especialistas no programa que iremos executar”, explica o maestro Ricardo Castro, que também participará como regente e solista no concerto do dia 28, que será realizado na Catedral Basílica.

Sobre o NEOJIBA


Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.
O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Serviço:
Onde: Igreja de São Francisco, Pelourinho.

O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.
Quando: 06 de abril, às 19h.
Entrada franca




Onde: Igreja de São Francisco, Pelourinho.

O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.
Quando: 15 de abril, às 17h.
Entrada franca



Onde: Igreja do Carmo, Pelourinho.
O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.
Quando: 22 de abril, às 17h.
Entrada franca



Onde: Igreja de São Francisco, Pelourinho.
O quê: Festival de Páscoa do NEOJIBA.
Quando: 28 de abril, às 17h.
Entrada franca
Onde:
Catedral Basílica, Pelourinho.

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2012/04/02/neojiba-promove-festival-de-pascoa/